Melhores vitaminas para gestantes

Vitamina A, B9, B12, vitamina C, D, coenzima Q10, zinco e ômega-3 são as melhores vitaminas e suplementos para tomar durante a gestação. Este período da mulher é marcado por profundas transformações físicas e biológicas, o que explica a maior necessidade desses micronutrientes.

Após uma profunda análise nas principais marcas de vitaminas do mercado, nossa equipe selecionou as melhores opções para mulheres gestantes. Confira a seguir o que cada um desses produtos tem de especial e informações valiosas sobre a sua importância na gravidez.

Renato Fernandes

Publicado e revisado pelo nutricionista Renato Fernandes, CRN9/22289.
Última atualização: 30/05/2024

Metodologia para avaliação

A equipe do Saúde Pulso testa pessoalmente cada produto apresentado em avaliações e guias. Fazemos aquisições de produtos de forma anônima e contamos com um grupo de analistas independentes. Assim, conseguimos obter experiências diretas e oferecer recomendações baseadas em dados reais. Saiba mais.

Escolha
do Editor

VitaminaANowFoods

Vitamina A
Now Foods

Melhor
custo-benefício

VitaminaB12Nutrify

Vitamina B12
Nutrify

3ª Melhor
Vitamina

VitaminaB9TrueSource

Vitamina B9
True Source

1. Vitamina A

A suplementação com vitamina A é uma das mais indicadas na gestação, por evitar complicações na gravidez, impedir o parto prematuro, reduzir o risco de infecções na gestante e manter os níveis adequados da mãe e do feto. Níveis insuficientes de retinol neste período também aumentam o risco de baixo peso ao nascer e malformações congênitas. A vitamina A escolhida pela nossa equipe é a Vitamina A 10000 Ul Now Foods.

Prós

Contras

Informações nutricionais (1 cápsula)

  • Vitamina A: 300 mcg

Principais avaliações de usuários

Marco Antonio
Ótima
Leia mais
Vitamina ótima, laboratório top, qdo está com preço razoável, sempre procuro comprar deste laboratório!... valeu a compra!...
Josefina Marisa
Satisfeita
Leia mais
Ótimo produto, estou gostando e está me fazendo bem. Recomendo!

2. Vitamina B12

O uso de vitamina B12 na gestação permite o crescimento adequado do sistema nervoso e neurológico do bebê. Ela também pode reduzir a ocorrência de enjoos e previne a má-formação cerebral do feto. Indicamos a vitamina B12 da Nutrify, que vem com 414% da recomendação diária de metilcobalamina.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 0,6 gramas ou 1 cápsula)

  • Vitamina B12: 9,94 mcg

Principais avaliações de usuários

Ana Karoline
Leia mais
Ótimo! Produto muito bom. Eu costumo tomar duas pílulas antes do café da manhã, assim funcionou mais pra mim! Não posso viver sem mais.
Camila Tamazato
Melhor B12
Leia mais
Após tomar 1 pote inteiro, fiz exames de sangue e o B12 aumento muito. Super recomendo.

3. Vitamina B9 (ácido fólico)

O ácido fólico é um dos suplementos obrigatórios durante a gestação, evitando defeitos no tubo neural da criança, contribuindo para a formação da placenta e reduzindo o risco de eclâmpsia (pressão alta) na gestante. Indicamos o True Source Metilfolato Vitamina B9, que vem com triglicerídeos de cadeia média e metilfolato, a forma mais biodisponível de B9.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 250 mg ou 1 cápsula)

  • Gorduras totais: 0,2 g
  • Gorduras saturadas: 0,2 g
  • Ácido fólico: 400 mcg

Principais avaliações de usuários

Ana Cristina
Vitamina B9
Leia mais
Excelente produto.

4. Vitamina C

Além de auxiliar na manutenção da imunidade em toda a gestação, a vitamina C evita o surgimento de anemia, por conseguir aumentar a absorção de ferro disponível nos alimentos e manter a produção de colágeno equilibrada. A indicação da nossa equipe é a vitamina C3 da Vitafor, única com 3 formas diferentes de vitamina C na mesma cápsula.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 2 cápsulas ou 2 gramas)

  • Vitamina C: 1916 mg

Principais avaliações de usuários

Stuart L.
Eficaz
Leia mais
Melhorou muita a minha disposição física depois que comecei a tomar.
Paulo Gameiro
VITAFOR VITAMINA C3
Leia mais
Excelente produto e confiavel, recentemente consultei a VITAFOR para confirmar a autenticidade do produto via on-line e usando codigo de barras do produto, fiquei tranquilo com a resposta e comprovação autentica através do resultado de laboratório pelo respectivo lote do produto.

5. Vitamina D

Dentre os papéis atribuídos à vitamina D na gestação está o fortalecimento do sistema ósseo e muscular da mãe e o desenvolvimento de órgãos e tecidos no bebê. Além disso, ela evita problemas como diabetes gestacional e aborto espontâneo. A vitamina D indicada pela nossa equipe é a Vitamina D3 da Vitafor.

Prós

Contras

Informações nutricionais (Porção de 0,5 gramas ou 1 cápsula)

  • Valor energético: 2 kcal
  • Gorduras Totais: 0,5 g
  • Gorduras Saturadas: 0,5 g
  • Vitamina D: 50 mcg

Principais avaliações de usuários

Carla
Boa
Leia mais
Comprei para meu marido e ele gostou muito sentiu diferença no uso,mais disposição e alívio de caimbra que ele sentia com frequência.
Ana Carolina
Produto excelente.
Leia mais
Produto excelente para suplementação conforme orientação médica/nutricional.

6. Coenzima Q10

O uso de coenzima Q10 auxilia na melhora da disposição e energia durante os meses de gestação, tendo um impacto positivo na saúde da mãe e do bebê. Outros benefícios atribuídos a Q10 durante o período gestacional é a redução do cansaço e o suporte à saúde física e mental. Indicamos a Coenzima Q10 Vitafor 200 mg.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 2 cápsulas ou 1,5 grama)

  • Valor energético: 7 calorias
  • Gorduras Totais: 0,8 g
  • Gorduras Saturadas: 0,6 g
  • Vitamina E: 10 mg
  • Coenzima Q10: 200 mg

Principais avaliações de usuários

Carlos Simões
Excelente Produto
Leia mais
Excelente produto, usamos continuamente com ótimo benefício, sobretudo para regular os períodos de sono e com isso, melhoria da disposição.
Sabrina
Maravilhosa
Leia mais
A nutricionista que passou para eu tomar, já estou no segundo pote e realmente percebo q tenho mais disposição ao longo do dia, todas as vitaminas procuro tomar dessa marcar.

7. Zinco

O zinco durante a gestação estimula o crescimento do feto, otimiza a reparação tecidual e diferencia as células de cada sistema do corpo. Crianças que nascem com níveis adequados de zinco têm um desenvolvimento cerebral eficiente na primeira infância, contribuindo para o aprendizado em toda a vida. Indicamos o Bisglicinato de Zinco Nutrify, um dos mais orgânicos.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 0,56 g ou 1 cápsula)

  • Zinco: 30 mg
  • Glicina: 66 mg

Principais avaliações de usuários

Lisa F.
Suplementar
Leia mais
Maravilhoso pra suplementar.
Edi Mello
Bom
Leia mais
Já uso a um tempo, gosto dos produtos dessa marca.

8. Ômega-3

O uso de ômega-3 na gestação faz com que o coração do bebê se desenvolva saudável e forte. A saúde dos olhos também é beneficiada. Na mãe, o ômega-3 reduz a chance de depressão pós-parto e controla a produção de prostaglandinas, diminuindo o surgimento de processos inflamatórios. O ômega-3 Vitafor aparece como um dos mais prescritos, por isso também é a nossa escolha.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 4,5 gramas ou 3 cápsulas)

  • Valor energético: 20 kcal
  • Proteínas: 0,6 g
  • Gorduras totais: 3 g
  • Gorduras saturadas: 0,8 g
  • Gorduras monoinsaturadas: 0,4 g
  • Gorduras poli-insaturadas: 1,8 g
  • Ômega-3: 900 mg
  • EPA: 540 mg
  • DHA: 360 mg
  • Vitamina E: 10 mg

Principais avaliações de usuários

Malu
Recomendado por médico.
Leia mais
Não tem gosto residual de peixe. Muito bom.
Maristela R.
Excelente
Leia mais
Pense numa qualidade! Melhor significativamente as dores nas minha articulações e melhorou também meu intestino.

A suplementação vitamínica é necessária durante a gravidez?

Sim, a suplementação vitamínica na gravidez é obrigatória e deve ser feita conforme a orientação médica. Isso acontece pois durante a gestação as necessidades de vitaminas e minerais na mulher aumenta consideravelmente.

O risco de defeitos no tubo neural do feto e a prevalência de doenças como anemia, osteoporose, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia em mulheres grávidas são os maiores motivos para tomar vitaminas neste período.

Além disso, bebês que receberam uma oferta adequada de vitaminas e minerais na gestação crescem de forma mais saudável e possuem facilidade na etapa de aprendizado e alfabetização.

Como as vitaminas descritas acima beneficiam a gravidez?

A vitamina A é essencial no desenvolvimento celular e na formação dos órgãos do feto. Ela também contribui para a visão, sistema imunológico e na integridade da pele da mãe e do bebê. Sua deficiência pode levar a complicações no parto e malformações fetais.

Já a vitamina B12 é fundamental na formação de glóbulos vermelhos e no desenvolvimento neurológico do feto, prevenindo a anemia na mãe e contribuindo para o bom funcionamento do sistema nervoso do bebê.

O ácido fólico evita defeitos no tubo neural do feto e está envolvido na formação do DNA e na divisão celular, sendo essencial nos primeiros estágios da gestação. Enquanto isso, a vitamina C fortalece o sistema imunológico da mãe, melhora a absorção de ferro e promove o desenvolvimento saudável da pele, ossos e tecidos da criança, atuando como um antioxidante e protegendo as células de danos.

A vitamina D é necessária na gestação para a absorção de cálcio e fósforo, fundamentais para a formação óssea do bebê, além de ser eficaz em prevenir complicações como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional na mãe.

Paralelo a isso, a coenzima Q10 auxilia na produção de energia celular e tem propriedades antioxidantes. Durante a gravidez, melhora a função cardíaca e a circulação sanguínea, beneficiando tanto a mãe quanto o feto.

O zinco é um mineral importante no crescimento e desenvolvimento celular do bebê, auxiliando no funcionamento do sistema imunológico da mãe e na síntese de DNA e proteínas, essenciais para o desenvolvimento fetal.

Por fim, os ácidos graxos ômega-3, especialmente o DHA, são cruciais no desenvolvimento cerebral e ocular do feto, além de reduzirem o risco de parto prematuro e melhorar o humor e a saúde mental da mãe.

Leia também:

Quais alimentos são ricos em vitaminas essenciais para gestantes?

Além da suplementação obrigatória, é importante que a gestante consuma uma maior variedade de alimentos fontes de vitaminas essenciais nos 9 meses de gravidez. Veja alguns exemplos de alimentos ricos nesses nutrientes:

1. Alimentos ricos em vitamina A

  • Ovo
  • Leite e derivados
  • Fígado bovino
  • Cenoura cozida
  • Batata-doce
  • Abóbora
  • Espinafre
  • Acelga
  • Brócolis
  • Couve

2. Alimentos ricos em vitamina B12

  • Fígado bovino
  • Mexilhão cozido
  • Sardinha
  • Queijo muçarela
  • Leite integral
  • Ovo
  • Frango cozido
  • Atum
  • Trigo-sarraceno
  • Bebidas à base de soja
  • Cogumelos
  • Leguminosas germinadas

3. Alimentos ricos em vitamina B9

  • Espinafre
  • Feijão branco
  • Aspargos
  • Soja e derivados
  • Melão
  • Beterraba
  • Amendoim
  • Ovo
  • Fígado bovino
  • Quiabo
  • Feijão-preto
  • Farinha de trigo enriquecida

4. Alimentos ricos em vitamina C

  • Frutas cítricas (laranja, limão, manga, abacaxi, poncã)
  • Acerola
  • Pitanga
  • Pimentão amarelo
  • Brócolis
  • Couve
  • Goiaba
  • Mamão
  • Caju
  • Açaí
  • Morango
  • Repolho roxo

5. Alimentos ricos em vitamina D

  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Salmão
  • Ovo cozido
  • Carnes e vísceras em geral
  • Sardinhas enlatadas
  • Manteiga
  • Peixes
  • Leite fortificado

6. Alimentos ricos em coenzima Q-10

  • Brócolis
  • Legumes verdes
  • Laranja
  • Morango
  • Peixes ricos em gordura
  • Carne de porco
  • Carne de frango
  • Couve-flor
  • Maçã
  • Abacate
  • Amendoim
  • Nozes
  • Pistache

7. Alimentos ricos em zinco

  • Carne de boi assada
  • Fígado de boi
  • Gérmen de trigo
  • Queijo Muçarela
  • Gergelim
  • Sementes de abóbora
  • Noz pecã
  • Aveia em flocos
  • Chocolate 70%
  • Arroz Integral
  • Tofu
  • Feijão cozido

8. Alimentos ricos em ômega-3

  • Sardinha
  • Atum
  • Peixes e frutos do mar
  • Linhaça
  • Chia
  • Nozes
  • Amêndoas
  • Semente de girassol
  • Cavalinha
  • Óleo de linhaça

Leia também:

Existem riscos associados ao uso de vitaminas durante a gravidez?

Sim, embora seja obrigatório, a suplementação de vitaminas na gravidez exige cuidados e atenção. Os excessos e dosagens erradas são tão prejudiciais quanto a deficiência. Sendo assim, é essencial seguir as recomendações do médico responsável pelo acompanhamento da gestante.

O excesso de vitamina A, por exemplo, pode causar defeitos congênitos, enquanto altas doses de vitamina D favorecem a hipercalcemia, prejudicando o coração e o sistema vascular.

Algumas vitaminas e suplementos podem interagir com medicamentos prescritos, afetando sua eficácia ou causando efeitos adversos. Então, é preciso informar o médico sobre todos os suplementos em uso. Todas os micronutrientes essenciais para gestantes devem ser consumidos conforme as recomendações das autoridades de saúde:

  1. Vitamina A: 770 mcg/dia
  2. Vitamina B12: 2,6 mcg/dia
  3. Vitamina B9: 600 mcg/dia
  4. Vitamina C: 85 mg/dia
  5. Vitamina D: de 400 a 2000 Ul/dia
  6. Coenzima Q-10: de 50 a 600 mg/dia
  7. Zinco: 12 mg/dia
  8. Ômega-3: de 2 a 3 gramas/dia

Referências bibliográficas