Melhor Glutamina (Nutricionista recomenda)

Para escolher a melhor glutamina, esse aminoácido tão importante para a saúde intestinal, imunidade e recuperação muscular, é importante verificar se o produto possui certificações de qualidade, quais são os tipos de glutamina presentes, a ausência de aditivos e ingredientes indesejados, a quantidade do aminoácido por porção, a reputação da marca e as avaliações dos outros usuários.

Nosso nutricionista, Renato Fernandes, testou mais de 20 glutaminas disponíveis no mercado brasileiro e selecionou as nove marcas que atendem a todas as regulações atuais.

Vem conferir!

Renato Fernandes

Publicado e revisado pelo nutricionista Renato Fernandes, CRN9/22289.
Última atualização: 23/04/2024

Metodologia para avaliação

A equipe do Saúde Pulso testa pessoalmente cada produto apresentado em avaliações e guias. Fazemos aquisições de produtos de forma anônima e contamos com um grupo de analistas independentes. Assim, conseguimos obter experiências diretas e oferecer recomendações baseadas em dados reais. Saiba mais.

Escolha
do Editor

GlutaminaIntegralmedica

Glutamina
Integralmédica

Melhor
custo-benefício

GlutaminaMaxTitanium

Glutamina 
Max Titanium

3ª Melhor
Glutamina

VitaforGlutamax

Glutamina 
Vitafor

1. Glutamina Integralmédica - Melhor Glutamina para Recuperação Pós-Treino

Ideal para quem busca auxílio ao sistema imunológico, ação antioxidante e anticatabólica, a Glutamina Integralmédica entrega 5.000 mg de glutamina por porção e não tem glúten. Ela tem um bom custo-benefício e está disponível em três tamanhos: 150g, 300g e 1kg. O perfil geral desse suplemento faz dele a melhor glutamina do mercado brasileiro até a data da nossa apuração.

Prós

Contras

Tabela nutricional (por porção)

  • Valor energético: 400 kcal
  • L-glutamina: 10 0mg

Outras versões disponíveis:

Glutamina
Refil de 1Kg

GlutaminaPouch

Glutamina
Versão 150g

GlutamineNatural

2. Glutamina Max Titanium - Melhor Glutamina para o Sistema Imunológico

A glutamina Max Titanium auxilia na manutenção do sistema intestinal, gerando energia para as células presentes na parede do intestino. O fabricante afirma que a glutamina também melhora quadros de constipação e regula a microbiota. O suplemento tem origem 100% vegetal e conta com o selo Pure Amino Acid da AjinomotoCO, uma certificação de qualidade que só uma das melhores glutaminas poderia ter.

Prós

Contras

Tabela Nutricional (por porção)

  • Valor energético: 20 kcal
  • Glutamina: 5,0 g
  • Proteínas: 5,0 g

3. Glutamina Vitafor Glutamax - Melhor Glutamina para a Saúde Intestinal

A glutamina Vitafor Glutamax fornece 100% de glutamina pura e isolada por dose, tudo 100% vegetal. Ela possui o selo de pureza AjinomotoCO, reconhecido internacionalmente pelo padrão de qualidade. O suplemento é isento de glúten, lactose e adoçantes artificiais. Nosso nutricionista a considerou a melhor glutamina para a saúde intestinal.

Prós

Contras

Tabela nutricional (por porção)

  • Glutamina: 5.000 mg

Outras versões disponíveis:

Vitafor Glutamax
Versão 600g

VitaforGlutamax600g

4. L-Glutamina NOW Foods - Melhor Glutamina para a Saúde Geral

A glutamina da Now Foods tem em sua composição aminoácido puro, livre, vegetariano, livre de transgênicos e que melhora a função imunológica – é a melhor glutamina para saúde geral.

A NOW Foods é reconhecida como uma das marcas que mais investe nos controles internos e é uma das líderes mundiais em produtos naturais. Possui certificação Good Manufacturing Practices (GMP) da Natural Products Association (NPA) e também é membro do Programa TruLabel da NPA.

Prós

Contras

Tabela nutricional (por porção)

  • L-glutamina: 500 mg

5. Glutamina Nutrify - Melhor Glutamina para Veganos

A glutamina Nutrify é vegana, oferece 5g de L-glutamina isolada por porção e foi desenvolvida com matéria-prima Ajinomoto, o que garante alto grau de pureza e absorção. Esta é a melhor glutamina para veganos.

A Nutrify é uma marca reconhecida no mercado de suplementos por produzir produtos 100% naturais, livre de conservantes e aditivos.

Prós

Contras

Tabela nutricional (por porção)

  • Valor energético: 20 kcal
  • L-glutamina: 5.000 mg

Outras versões disponíveis:

Glutamine 100%
Versão 150g

Glutamine100

6. Glutamina Dux Nutrition - Melhor Glutamina para Atletas

A glutamina da Dux Nutrition não tem corantes ou aromas artificiais. O suplemento é produzido através de fermentação natural, garantindo sua máxima biodisponibilidade. É um produto vegetariano, sem uso de ingredientes inferiores. O perfil nutricional deste suplemento garante a posição de melhor glutamina para atletas, segundo a nossa equipe.

Prós

Contras

Tabela nutricional (por porção)

  • Valor energético: 20 kcal
  • Proteína: 5,0 g

7. Glutamina Probiótica L-Glutamine - Melhor Glutamina para Aumentar o Foco

A glutamina Probiótica apresenta uma dose impressionante de 5.000 mg de glutamina por porção e se destaca por sua alta pureza e qualidade nutricional. Essa glutamina é derivada de fontes vegetais de alta pureza e tem papel crucial na recuperação muscular, saúde intestinal e suporte imunológico.

Prós

Contras

Tabela nutricional (por porção)

  • L-glutamina: 5.000 mg

8. Glutamina 3VS Nutrition Powder - Melhor Glutamina para a Resistência

A glutamina da 3VS promete entregar 5g de glutamina por dose, 100% pura, que vai auxiliar a síntese de proteína, a construção do tecido muscular e fortalecer o sistema imunológico. Não contém glúten e nem lactose. A 3VS é uma das marcas mais renomadas quando o assunto é nutrição esportiva. Somado a isso, a tabela nutricional clara e sem aditivos coloca o suplemento da 3VS como a melhor glutamina para maximizar a resistência.

Prós

Contras

Tabela nutricional (por porção)

  • Valor energético: 20 kcal
  • Proteínas: 5g

9. Glutamina Black Skull Turbo - Melhor Glutamina Custo-Benefício

A Glutamine Turbo Black Skull é composta por L-glutamina e maltodextrina. Não contém glúten e nem lactose. O produto tem como foco uma melhora na saúde do intestino e no aumento da imunidade. A adição de maltodextrina é interessante para quem quer ganhar peso e melhorar o processo de absorção do suplemento. É a melhor glutamina em termos de preço vs. benefícios.

Prós

Contras

Tabela nutricional (por porção)

  • Valor energético: 10 kcal
  • Carboidratos: 2,5 g
  • Glutamina: 2.500 mg

Outras versões disponíveis:

Glutamine Turbo
Refil de 500g

GlutamineTurboRefil500g

O que é glutamina?

Glutamina é um aminoácido considerado não essencial que ajuda na recuperação muscular, fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde intestinal. É importante para a síntese de proteínas e atua como combustível para células do sistema imunológico e do intestino.

Para que serve a glutamina?

A glutamina serve para auxiliar na eficiência do metabolismo energético, promover a síntese de proteínas, equilibrar os níveis de nitrogênio e principalmente preservar a saúde intestinal e imunológica.

Como a glutamina age no corpo?

A glutamina atua no corpo como um aminoácido que promove a recuperação muscular após exercícios, o fortalecimento do sistema imunológico, a manutenção da integridade da barreira intestinal e o suporte ao metabolismo celular. Ela serve também como combustível essencial para as células imunes e intestinais, ajudando a sustentar as funções corporais críticas e a saúde geral.

Quais são os benefícios da glutamina?

BeneficiosGlutamina

Os principais benefícios da glutamina são a nutrição das células intestinais, energia para as células imunológicas, efeitos antioxidantes, recuperação de lesões e melhora na cognição.

  1. Nutrição para as células intestinais: a glutamina é uma fonte primária de energia para as células intestinais;
  2. Energia para as células imunológicas: a glutamina é um combustível essencial para os linfócitos, células importantes no combate a infecções e no fortalecimento da resposta imunológica;
  3. Efeitos antioxidantes: a glutamina ajuda a neutralizar os radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar danos às células e contribuir para o envelhecimento e diversas doenças;
  4. Recuperação de lesões musculares: a glutamina ajuda a prevenir a degradação muscular excessiva, conhecida como catabolismo muscular;
  5. Melhora na cognição e suporte atlético: a glutamina é uma precursora do neurotransmissor glutamato, que desempenha um papel essencial na função cerebral, além de manter a energia e resistência durante os exercícios físicos.

Leia também:

Como e quando tomar glutamina?

O suplemento pode ser tomado no pré-treino. Nessa ocasião, tome de 5 a 10g para estimular a produção de glutationa e aumentar a oferta de energia para os músculos. No pós-treino, ela vai auxiliar na recuperação muscular e na reposição dos estoques de glutamina catabolizados durante a atividade física. Outra opção é o desjejum, que vai estimular a produção de células de defesa e fortalecer as funções intestinais. Por último, tomar a glutamina antes de dormir vai prevenir a perda de massa magra e apoiar o sistema imunológico.

Quais são os efeitos colaterais da glutamina?

A glutamina raramente desencadeia efeitos colaterais, mas alguns relatos incluem: distúrbios gastrointestinais, sonolência, reações alérgicas e desconforto muscular.

  1. Distúrbios gastrointestinais: pode incluir desconforto abdominal, gases, inchaço ou diarreia, especialmente quando consumida em doses muito altas;
  2. Sonolência: algumas pessoas relatam sentir sonolência após tomar suplementos de glutamina;
  3. Reações alérgicas: algumas pessoas podem ter reações alérgicas à glutamina, como erupções cutâneas, coceira ou inchaço;
  4. Desconforto muscular: em algumas situações, a glutamina pode causar desconforto muscular, especialmente em doses muito altas.