Melhores multivitamínicos para idosos

Os melhores multivitamínicos para idosos são aqueles que aumentam a imunidade e auxiliam na prevenção de doenças como osteoporose, sarcopenia, mal de Parkinson e Alzheimer.

Nosso nutricionista avaliou os principais multivitamínicos disponíveis no mercado e abaixo você pode conferir cada um deles.

Renato Fernandes

Publicado e revisado pelo nutricionista Renato Fernandes, CRN9/22289.
Última atualização: 04/06/2024

Metodologia para avaliação

A equipe do Saúde Pulso testa pessoalmente cada produto apresentado em avaliações e guias. Fazemos aquisições de produtos de forma anônima e contamos com um grupo de analistas independentes. Assim, conseguimos obter experiências diretas e oferecer recomendações baseadas em dados reais. Saiba mais.

Melhores multivitamínicos para idosos para comprar em 2024

Escolha
do Editor

VitaminaANowFoods

Vitamina A
Now Foods

Melhor
custo-benefício

VitaminaBNutrify

Vitamina B
Nutrify

3ª Melhor
Vitamina

VitaminaCVitafor

Vitamina C
Vitafor

1. Vitamina A

VitaminaANowFoods

Nossa indicação é a vitamina A Now Foods 10.000, especialmente para idosos que possuem problemas oculares, infecções dermatológicas leves, sintomas gastrointestinais e problemas urinários.

Prós

Contras

Informações nutricionais (1 cápsula em softgel)

  • Vitamina A: 300 mcg

Principais avaliações de usuários

Josefina Marisa
Satisfeita
Leia mais
Ótimo produto, estou gostando e está me fazendo bem. Recomendo!
Alyne O.
Produto excelente!
Leia mais
Produto excelente e realmente vi uma melhora na minha saúde ao usar esta vitamina diariamente. Eu até comprei novamente o produto. Recomendo muito.

2. Vitamina B12

A vitamina B12 fabricada pela Nutrify entrega 414% do valor dietético diário de B12, é livre de glúten, lactose e é um rótulo clean label. É a indicação do nosso nutricionista.

Prós

Contras

Informações nutricionais (Porção de 0,6 gramas ou 1 cápsula)

  • Vitamina B12: 9,94 mcg

Principais avaliações de usuários

Ana Karoline
Excelente
Leia mais
Ótimo! Produto muito bom. Eu costumo tomar duas pílulas antes do café da manhã, assim funcionou mais pra mim! Não posso viver sem mais.
Camila Tamazato
Melhor B12
Leia mais
Após tomar 1 pote inteiro, fiz exames de sangue e o B12 aumento muito. Super recomendo.

3. Vitamina C

A vitamina C Vitafor foi a escolha da nossa equipe por apresentar três tipos de vitamina em um mesmo produto, além de possuir selo de qualidade VLabor.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 2 cápsulas ou 2 gramas)

  • Vitamina C: 1916 mg

Principais avaliações de usuários

Stuart L.
Eficaz
Leia mais
Melhorou muita a minha disposição física depois que comecei a tomar.
Paulo Gameiro
VITAFOR VITAMINA C3
Leia mais
Excelente produto e confiavel, recentemente consultei a VITAFOR para confirmar a autenticidade do produto via on-line e usando codigo de barras do produto, fiquei tranquilo com a resposta e comprovação autentica através do resultado de laboratório pelo respectivo lote do produto.

4. Vitamina D

Mais uma escolha da nossa equipe pelo suplemento produzido pela Vitafor. O suplemento é um dos melhores do mercado, composto exclusivamente por vitamina D3, uma forma de colecalciferol mais absorvível e melhor biodisponível.

Prós

Contras

Informações nutricionais (Porção de 0,5 gramas ou 1 cápsula)

  • Valor energético: 2 kcal
  • Gorduras Totais: 0,5 g
  • Gorduras Saturadas: 0,5 g
  • Vitamina D: 50 mcg

Principais avaliações de usuários

Carla
Boa
Leia mais
Comprei para meu marido e ele gostou muito sentiu diferença no uso,mais disposição e alívio de caimbra que ele sentia com frequência.
Michel Vittoria
Ótimo produto
Leia mais
Desde meu ultimo exame de sangue ao qual constatei baixo nivel de vitamina D, estou a procura de uma marca que realmente eu note diferença no meu dia a dia. Posso dizer que já utilizei algumas marcas, entre elas a oficial farma, mas a que eu mais notei diferença essa vitamina da Vitafor, faço o uso diário e em menos de duas semanas já notei a diferença. Vale muito a pena, até pelo valor pago, existem marcas mais caras que não estão entregando o que a Vitafor está pelo valor pago. faço o uso diário juntamente com a Coenzima Q10.

5. Vitamina E

Com 400 UI por porção, a vitamina E da Revigoran foi a escolha do nosso nutricionista. O produto auxilia na proteção de danos causados pelos radicais livres.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 0,75 g ou 1 cápsula)

  • Vitamina E: 268 mg

6. Cálcio

O suplemento da Lavitan é indicado pois, além de cálcio, também é fonte de vitamina D, nutriente que aumenta a absorção do mineral no organismo.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 2,1 gramas ou 2 comprimidos revestidos)

  • Cálcio: 600 mg
  • Vitamina D: 25 mcg

Principais avaliações de usuários

Rafa Evangelista
Melhor marca
Leia mais
Ótima vitamina para ossos e dentes e para mim que trabalho em escritório e não pego muito sol temos o benefício de conter a vitamina D junto , pretendo tomar sempre.
Luis F.
Recomendo.
Leia mais
Ótimo produto.

7. Zinco

O zinco fabricado pela Nutrify apresenta 96 mg de bisglicinato de zinco, sendo livre de glúten, lactose e açúcar, auxiliando na proteção de danos causados por radicais livres, além de contribuir para a manutenção da saúde em geral. É um produto vegano.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 0,56 g ou 1 cápsula)

  • Zinco: 30 mg
  • Glicina: 66 mg

Principais avaliações de usuários

Edi Mello
Bom
Leia mais
Já uso a um tempo, gosto dos produtos dessa marca.
Lisa F.
Suplementar
Leia mais
Maravilhoso pra suplementar.

8. Ferro

O Ferro Quelato Bisglicinato da Lauton Nutrition é um dos melhores na opinião da nossa equipe, sendo indicado tanto para veganos como pessoas que comem carne, peixes e aves.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 0,5 grama ou 1 comprimido)

  • Ferro: 34 mg

Principais avaliações de usuários

Danielle
Bom resultado
Leia mais
Ótimo produto, já percebi belos resultados, não fico mais fraca e meu cabelo não cai mais.
Sidney Magno
Eficiente
Leia mais
Minha esposa estava com queda de cabelo q certamente foi causada pela falta de ferritina. Tomou por conta própria e melhorou 80%. Comprarei mais...

9. Potássio

Indicamos o Citrato de potássio da Now Foods, que vem em 180 cápsulas vegetais, sendo um produto vegano. O produto promove o equilíbrio de eletrólitos e pH normal; a contração muscular adequada e possui selo de qualidade garantida por BPF.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 1 cápsula)

  • Potássio: 99 mg
  • Citrato de potássio: 310 mg

Principais avaliações de usuários

Angela
Bom
Leia mais
Muito bom.

10. Ômega-3

O ômega-3 Vitafor é o mais indicado pela nossa equipe, sendo um dos suplementos de melhor qualidade no mercado. Apresenta alta concentração de EPA e DHA por dose, além de ter vitamina E na fórmula.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 4,5 gramas ou 3 cápsulas)

  • Valor energético: 20 kcal
  • Proteínas: 0,6 g
  • Gorduras totais: 3 g
  • Gorduras saturadas: 0,8 g
  • Gorduras monoinsaturadas: 0,4 g
  • Gorduras poli-insaturadas: 1,8 g
  • Ômega-3: 900 mg
  • EPA: 540 mg
  • DHA: 360 mg
  • Vitamina E: 10 mg

Principais avaliações de usuários

Ana
Segunda vez que eu compro
Leia mais
Minha nutricionista indicou e achei o preço melhor em site, que em loja física. Tem qualidade. Ótimo custo-benefício.
Malu
Excelente
Leia mais
Não tem gosto residual de peixe. Muito bom.

Quais são as vitaminas essenciais para idosos?

Todas as vitaminas são consideradas essenciais para os idosos, no entanto, é preciso dar maior atenção para a vitamina A, vitamina D e vitaminas do complexo B como ácido fólico e vitamina B12, que estão entre as causas mais comuns de deficiência nutricional nessa faixa etária.

  1. Vitamina A: a baixa dosagem de vitamina A aumenta as chances de desenvolvimento de problemas oculares, diminui a capacidade de visão e aumenta o tempo necessário para a cicatrização de feridas e machucados nos idosos.
  2. Vitamina D: idosos com baixa dosagem de vitamina D tem 50% mais chance de desenvolver osteoporose e outros problemas relacionados a absorção insuficiente de cálcio.
  3. Vitaminas do complexo B: a ingestão irregular de vitaminas do complexo B compromete a memória, raciocínio lógico, transmissão de impulsos nervosos e o funcionamento cerebral.

Multivitamínicos melhoram a energia dos idosos?

Os multivitamínicos conseguem aprimorar o metabolismo energético, resultando na maior utilização das reservas de carboidratos, gorduras e aminoácidos como fontes primárias de energia.

As vitaminas do complexo B e vitamina C são as mais importantes nesse processo. O complexo B participa diretamente do metabolismo dos ácidos graxos, glicose e proteínas, evitando o ganho de peso e aumentando a oferta de ATP disponível para as atividades do dia a dia.

Enquanto isso, a vitamina C participa da produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, que promovem o bem-estar e a disposição para atividades físicas e mentais.

Leia também:

Existe algum multivitamínico para idosos com problema de visão?

A vitamina A (retinol) e o ômega-3 são os suplementos mais precisos para preservar e auxiliar no combate aos problemas de visão nos idosos. O retinol é fundamental para estimular a renovação do tecido ocular, prevenindo a progressão de doenças oculares e estimulando a função da opsina, proteína responsável pela percepção da luz solar e luz natural.

Por outro lado, o ômega-3 tem propriedades que combatem a inflamação crônica, evitando a catarata. Ele também protege os fotorreceptores presentes na retina, reduz os sintomas causados pela síndrome do olho seco e diminui a chance de complicações visuais causadas pela diabetes não controlada.

Quais multivitamínicos fortalecem o sistema imunológico dos idosos?

Vitamina C e vitamina E são as vitaminas mais indicadas para fortalecer o sistema imunológico dos idosos. O ácido ascórbico (forma ativa da vitamina C) aumenta a absorção de ferro no corpo e está envolvido na preservação dos vasos sanguíneos.

Além disso, a vitamina C participa da síntese de neutrófilos e leucócitos, células de defesa cuja função é expulsar ou “destruir” patógenos causadores de doenças como os vírus e bactérias.

Em conjunto, a vitamina E impede que os radicais livres causem danos estruturais às células do corpo, agindo como um poderoso antioxidante. Apesar de não participar do processo de produção dos anticorpos, o tocoferol (forma ativa dessa vitamina) aumenta a circulação e a atuação das principais células imunitárias dos idosos.

Como escolher o multivitamínico mais adequado para um idoso?

Para escolher o multivitamínico mais adequado para o idoso é necessário averiguar quais são as suas necessidades imediatas, considerando o resultado de exames de sangue e os sintomas ou doenças relatados pelo paciente.

Os multivitamínicos completos, conhecidos como A-Z, possuem todas as vitaminas na fórmula, sendo as melhores opções para idosos que não têm problemas de saúde, mas querem evitar qualquer chance de deficiência nutricional.

Leia também:

Existem multivitamínicos para idosos com restrições alimentares?

Sim, muitos multivitamínicos são formulados pensando em reduzir os possíveis efeitos colaterais nos idosos com restrições alimentares. Alguns exemplos são:

  • Multivitamínicos Sem Lactose: feitos para idosos com intolerância ao açúcar do leite;
  • Multivitamínicos Sem Glúten: para idosos com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, uma proteína presente no trigo;
  • Multivitamínicos Vegetarianos ou Veganos: são formulados sem ingredientes de origem animal, garantindo que os idosos recebam nutrientes essenciais como vitamina B12, ferro, cálcio e ômega-3;
  • Livre de Aditivos Artificiais: alguns Idosos com sensibilidades ou alergias precisam de multivitamínicos sem corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais;
  • Baixo Teor de Sódio: ideal para idosos com hipertensão ou problemas cardíacos;
  • Formas Fáceis de Engolir: são multivitamínicos disponíveis em formas mais fáceis de consumo, como cápsulas gelatinosas, gotas ou gomas de mascar.