Melhor termogênico para 2024 [Nutricionista recomenda]

A escolha do melhor termogênico deve levar em consideração os objetivos — perda de peso, aumento de energia ou melhora no desempenho dos treinos —, a composição, o tipo de suplemento — se em cápsula, líquido ou em pó —, a marca, reputação do fabricante e as avaliações dos outros usuários.

Para auxiliar os leitores no processo de escolha, elaboramos uma lista com as melhores marcas de termogênicos do mercado, listando suas principais características e prós e contras de cada uma delas.

Vem que o nutri te mostra os resultados dos nossos testes!

Renato Fernandes

Publicado e revisado pelo nutricionista Renato Fernandes, CRN9/22289.
Última atualização: 22/04/2024

Metodologia para avaliação

A equipe do Saúde Pulso testa pessoalmente cada produto apresentado em avaliações e guias. Fazemos aquisições de produtos de forma anônima e contamos com um grupo de analistas independentes. Assim, conseguimos obter experiências diretas e oferecer recomendações baseadas em dados reais. Saiba mais.

Escolha
do Editor

ThermoFlameBlackSkull

Black Skull
Thermo Flame

Melhor
custo-benefício

NutralinThermofix

Nutralin
Thermofix

3º Melhor
Termogênico

DarknessOxydrol

Darkness
Oxydrol

1. Termogênico Thermo Flame Black Skull (Escolha do editor)

O termogênico Thermo Flame Black Skull possui ativos que provocam a termogênese (produção de calor no organismo), favorecendo o processo de emagrecimento. Possui 360 mg de cafeína pura por dose, o que proporciona energia e foco, além de otimizar os resultados.

Esse termogênico se destaca por acelerar o metabolismo e auxiliar no emagrecimento. Além de promover energia e foco, ele facilita a obtenção de melhores resultados nos treinos.

Prós

Contras

Tabela nutricional

  • Cafeína: 360 mg/dose

Outras versões disponíveis:

Thermo Flame
60 Tablets

ThermoFlame60Tablets

2. Termogênico Nutralin Thermofix (2º Melhor Termogênico)

O Nutralin Thermofix é um termogênico com 400 mg de cafeína pura. É vegano, sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Apresenta uma boa relação de custo-benefício.

O estímulo metabólico e aumento de energia tornam esse termogênico particularmente eficaz para sessões de treino intensas, ajudando também na concentração e na redução da percepção de fadiga.

Prós

Contras

Tabela nutricional

  • Cafeína: 400 mg/dose

3. Termogênico Darkness Oxydrol (3º Melhor Termogênico)

Com 420 mg de cafeína, o termogênico da Darkness, braço do grupo Integralmédica, atua como um intenso estimulante energético, capaz de favorecer o desempenho durante os treinos.

A alta concentração de cafeína no termogênico da Darkness, ideal para consumo pré-treino ou durante o dia, tem o potencial de acelerar significativamente o metabolismo e aumentar a queima de gordura, especialmente quando consumido seguindo as orientações do fabricante para maximizar sua eficácia.

Prós

Contras

Tabela nutricional

  • Cafeína: 400 mg/dose

4. Termogênico Iridium Labs Kimera Thermo

O termogênico da Iridium Labs possui 300 mg de cafeína, que auxilia na queima de gordura e gera mais energia e disposição. O suplemento também contém chá-verde, que estimula a oxidação natural de gordura; gengibre, que ajuda na redução da fadiga e dores musculares; e citrus aurantium, que possui ação termogênica e eleva o gasto calórico.

Prós

Contras

Tabela nutricional

  • Cafeína: 300 mg/dose

Outras versões disponíveis:

Kit com 
Duas Caixas

IridiumLabsKimeraThermo2Caixas

5. Termogênico Body Action Thermo Abdomen

O termogênico Thermo Abdomen melhora a capacidade de resistência e desempenho nos exercícios físicos. Sua fórmula entrega 240 mg de cafeína por dose e extratos naturais antioxidantes de guaraná, chá-verde e laranja. O fabricante sugere o uso de dois tabletes ao dia, sendo 1 pela manhã e outro após o almoço.

Prós

Contras

Tabela nutricional

  • Cafeína: 240 mg/dose

Outras versões disponíveis:

Thermo Abdomen 
60 Comprimidos

ThermoAbdomen60Comprimidos

6. Termogênico Integralmedica Therma Pro Hardcore

O termogênico da Integralmédica fornece 285 mg de cafeína por dose, acelerando o metabolismo e contribuindo para um aumento na queima de gordura.

Com uma absorção rápida, é uma boa opção para quem deseja aumentar a energia e a resistência durante os exercícios físicos. Não deve ser consumido 5 horas antes de dormir (para não atrapalhar o sono) e por pessoas com problemas de pressão ou coração.

Prós

Contras

Tabela nutricional

  • Cafeína: 285 mg/dose
  • Fibras: 0,9g/dose

7. Termogênico Probiótica Thermogenic

Indicado para praticantes de atividades físicas maiores de 19 anos, o termogênico da Probiótica contém 200 mg de cafeína por cápsula. Como sugestão de uso, o fabricante orienta 2 cápsulas ao dia, antes do treino. Alergênicos devem ter atenção pois o produto pode conter leite, ovo e soja.

A baixa quantidade de cafeína favorece aqueles mais sensíveis à substância e para quem está começando com o uso de termogênicos agora.

Prós

Contras

Tabela nutricional

  • Cafeína: 200 mg/dose

8. Termogênico Max Titanium 2HOT

O termogênico 2HOT da Max Titanium possui cafeína e taurina na sua formulação, que garantem aumento no estado de alerta e melhoria da concentração. Possui, também, vitaminas que auxiliam no metabolismo, contribuindo para o bem-estar e para o fornecimento de energia.

A Max Titanium também tem outros suplementos com composições termogênicas, como o Shot Dry e o Fire Black — vale a pena conferir todos eles!

Prós

Contras

Tabela nutricional

  • Cafeína: 140 mg/dose
  • Taurina: 710 mg/dose
  • L-carnitina: 190 mg/dose
  • Cromo: 185 mg/dose
  • Extrato de cacau: 140 mg/dose

Outras versões disponíveis:

Fire Black
60 Cápsulas

FireBlackMaxTitanium

Shot Dry
Max Titanium

MaxTitaniumShotDryTermogenico

9. Termogênico Sanavita Thermo Energy

A fórmula do termogênico Sanavita combina cafeína, taurina e inositol, ingredientes com poder estimulante e antioxidante. Além disso, contém ativos naturais de polpas de frutas, guaraná e gengibre.

O fabricante também indica para quem deseja melhorar a concentração e garantir energia extra nos treinos e exercícios físicos de alta intensidade.

Prós

Contras

Tabela nutricional

  • Cafeína: 93 mg/dose
  • Taurina: 1000 mg/dose
  • Inositol: 50 mg/dose
  • Cromo: 18 mg/dose
  • Sódio: 8,4 mg/dose

Outras versões disponíveis:

Thermo Energy
300g Laranja

ThermoEnergySanavitaLaranja

10. Termogênico Vitafor Termo Plus

O termogênico da Vitafor entrega 120 mg de cafeína por porção com uma formulação que contém também laranja moro, café verde, extrato de semente de uva e ácido clorogênico. Além disso, possui aminoácidos, vitaminas e minerais.

Do ponto de vista nutricional geral, o Termo Plus é um dos melhores termogênicos do mercado brasileiro atualmente.

Prós

Contras

Tabela nutricional

  • Cafeína: 120 mg/dose
  • Beta-alanina: 300 mg/dose
  • Fenilalanina: 200 mg/dose
  • Cromo: 120 mg/dose
  • Zinco: 7,0 mg/dose
  • Tirosina: 500 mg/dose
  • Antocianina: 1,6 mg/dose
  • Ácido clorogênico: 50 mg/dose
  • Proantocianidina: 48 mg/dose

Outras versões disponíveis:

Vitafor Termo Plus 
Versão 240g

VitaforTermoPlusTangerinaChaVerde

O que é termogênico?

Termogênicos são um suplementos que aceleram o metabolismo e promovem a queima de calorias. São utilizados principalmente por pessoas que buscam emagrecimento, aumento de energia e melhora no desempenho físico.

Os termogênicos geralmente incluem ingredientes como cafeína, chá-verde, capsaicina, taurina e outros.

Quais são os tipos de termogênicos?

Os termogênicos disponíveis no mercado de suplemento são os com estimulantes, os sem estimulantes, as de ação lipotrópica, os que possuem supressores de apetite e os que têm misturas específicas.

  1. Termogênicos com estimulantes: possuem ingredientes como cafeína, guaraná, chá-verde, entre outros, que estimulam o metabolismo e aumentam a energia;
  2. Termogênicos sem estimulantes: formulados com ingredientes não estimulantes, como L-carnitina, extrato de chá-verde descafeinado, que promovem a queima de calorias sem afetar o sistema nervoso;
  3. Termogênicos de ação lipotrópica: são substâncias que ajudam na queima de gorduras, como colina, inositol e metionina, auxiliando na metabolização das gordura;
  4. Termogênicos com supressores de apetite: possuem ingredientes que ajudam a controlar a fome e a ingestão calórica, como fibras solúveis e extratos vegetais;
  5. Termogênicos com misturas específicas: alguns produtos combinam diferentes tipos de ingredientes para oferecer uma abordagem mais completa, visando aumento de energia, queima de gorduras e controle do apetite.

Para que serve o termogênico?

ParaQueServeTermogenico

O termogênico serve para aumentar o metabolismo e favorecer a queima de calorias por meio de ingredientes que promovem a perda de peso e a oxidação de gorduras. Além disso, o suplemento também melhora o desempenho nos treinos, auxilia no foco e na concentração e reduz a fadiga.

Como o termogênico age no organismo?

Para aumentar o metabolismo e promover a queima de calorias, o termogênico age no aumento da termogênese, no estímulo do sistema nervoso central, na aceleração do metabolismo basal, na queima de gordura, no aumento da energia e resistência e na supressão do apetite. Além disso, ele age melhorando o foco e a concentração, além de reduzir a fadiga.

Quais são os benefícios do termogênico?

Os principais benefícios do termogênico são o emagrecimento, a redução de gordura, a melhora no desempenho nos treinos, o aumento da oxidação de gorduras, queima de calorias, ajuda a reduzir a retenção de líquidos e dá mais disposição.

  1. Aumento do metabolismo: o corpo, ao queimar mais calorias, ajuda na perda de peso e na definição muscular;
  2. Melhora no desempenho nos treinos: o uso de termogênico contribui para treinos mais eficazes, com maior intensidade e foco;
  3. Aumento da oxidação de gorduras: o suplemento facilita a quebra de gorduras para produção de energia, auxiliando na perda de peso;
  4. Ajuda na redução da retenção de líquidos: alguns termogênicos auxiliam na redução da retenção de líquidos.

Leia também:

Como escolher o melhor termogênico?

A escolha do melhor termogênico deve levar em consideração os ingredientes, os objetivos a serem alcançados com o uso do suplemento, possíveis efeitos colaterais, preço e custo-benefício, além da opinião dos usuários que já fizeram uso do produto.

Como e quando tomar termogênico?

QuadoComoTomarTermogenico

O uso do termogênico deve ser feito com orientação profissional. É importante seguir as instruções do fabricante. Comece por doses baixas para avaliar como seu corpo irá reagir ao uso das substâncias, evite o uso no período noturno (principalmente os que possuem altas doses de cafeína), não exceda a dose recomendada e lembre-se de se manter hidratado, já que alguns suplementos podem aumentar a transpiração e a temperatura corporal.

Quem pode e quem não pode tomar termogênico?

Pessoas saudáveis sem condições médicas preexistentes podem fazer uso de termogênicos, desde que respeitem as instruções e dosagens recomendadas. Já quem possui problemas cardíacos, gestantes, lactantes, pessoas com distúrbios do sono e quem é sensível à cafeína não devem tomar termogênicos.

Como analisar a composição de um termogênico?

Para analisar a composição de um termogênico, você deve verificar a lista dos ingredientes, identificando possíveis elementos alergênicos ou substâncias proibidas. É aconselhável verificar também a concentração de substâncias, pois algumas podem causar efeitos colaterais indesejados se consumidas em excesso.

Ideal também verificar a procedência e a qualidade dos produtos, consultando, sempre que possível, se são certificados por órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Termogênico causa efeitos colaterais?

Sim, os termogênicos podem causar efeitos colaterais, sendo os mais comuns a insônia, alterações cardiovasculares, alterações gastrointestinais, ansiedade e nervosismo. É importante ressaltar que a segurança do uso de termogênicos pode depender de condições de saúde preexistentes.

Pessoas com problemas cardíacos, hipertensão, ou mulheres grávidas e lactantes, devem evitar o uso. Além disso, jamais inicie o uso sem a orientação de um profissional de saúde.