Melhor beta-alanina para tomar em 2024

Para escolher a melhor beta-alanina, deve levar em consideração, antes de qualquer coisa, a escolha da marca. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), só liberou o uso do suplemento em 2020.

Dito isso, o primeiro passo é verificar se a marca tem o selo da Anvisa. Também é fundamental analisar a garantia de qualidade, a pureza do produto, além de analisar as avaliações e recomendações.

Para te ajudar a encontrar e melhor beta-alanina disponível no mercado brasileiro, listamos os melhores produtos dessa categoria, seus prós e contras, e muito mais!

Vamos lá?

Renato Fernandes

Publicado e revisado pelo nutricionista Renato Fernandes, CRN9/22289.
Última atualização: 25/04/2024

Metodologia para avaliação

A equipe do Saúde Pulso testa pessoalmente cada produto apresentado em avaliações e guias. Fazemos aquisições de produtos de forma anônima e contamos com um grupo de analistas independentes. Assim, conseguimos obter experiências diretas e oferecer recomendações baseadas em dados reais. Saiba mais.

Escolha
do Editor

BetaAlaninaAtlheticaNutrition

Beta-alanina
Atlhetica Nutrition

Melhor
custo-benefício

BetaAlaninaNowSports

Beta-alanina
Now Sports

3ª Melhor
Beta-alanina

BetaAlanina3Vs

Beta-alanina
3Vs

1. Beta-Alanina Atlhetica Nutrition

A beta-alanina Atlhetica Nutrition entrega 100% de beta-alanina em sua composição. Não possui glúten e é sem sabor. Não possui quantidades significativas de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras alimentares e sódio. Na nossa análise geral, esta é a melhor beta-alanina disponível no mercado brasileiro.

Prós

Contras

Informações nutricionais

  • Beta-Alanina: 286 mg

2. Beta-Alanina Now Sports

A beta-alanina Now Sports é vegana e uma das mais conceituadas do mercado internacional. A empresa usa CarnoSyn, uma beta-alanina patenteada, clinicamente testada e comprovada para aumentar os níveis de carnosina nos músculos, proporcionando um desempenho melhor e prolongado durante exercícios intensos. Esta é a melhor beta-alanina para veganos.

Prós

Contras

Informações nutricionais

  • Beta-Alanina: 2.250 mg

3. Beta-Alanina 3VS

A beta-alanina 3VS promete aumentar em até 80% o nível de carnosina nas células intramusculares e em até 14% o processo de recuperação muscular, diminuição da fadiga e do cansaço pós-treino. O produto entrega 2g de Beta-Alanina por dose. Consideramos a 3VS a melhor beta-alanina em termos de popularidade no meio fitness.

Prós

Contras

Informações nutricionais

  • Beta-Alanina: 2g por dose

4. Beta-Alanina 100% Pure Bodyactive

A beta-alanina 100% Pure da Bodyactive é projetada para otimizar o desempenho ao aumentar a síntese de carnosina nos músculos. A carnosina ajuda a neutralizar a acidez produzida durante exercícios intensos, reduzindo a fadiga e possibilitando um desempenho prolongado. Boaa parte do público considera essa a melhor beta-alanina para atletas profissionais.

Prós

Contras

Informações nutricionais

  • Beta-Alanina: 2g por dose

5. Beta-Alanina 100% Pura Dark Lab

A beta-alanina Dark Lab é 100% pura, feita com matéria-prima de boa qualidade e livre de glúten. Uma ressalva feita é que pessoas alérgicas devem ter precaução ao usar o produto, que contém traços de amendoim, leite, soja e ovo.

Prós

Contras

Informações nutricionais

  • Beta-Alanina: 2g por porção

6. Beta-Alanina Vitafor

A Vitafor é uma fabricante de destaque no mercado de suplementos brasileiro e seus produtos são de excelente qualidade. A beta-alanina da marca está disponível em pó ou em cápsula. O suplemento entrega 1.8g de beta-alanina por porção, é vegano e não contém glúten. Essa é a melhor beta-alanina em termos de reputação da marca diante dos órgãos reguladores.

Prós

Contras

Informações nutricionais

  • Beta-Alanina: 1.800mg por dose

7. Beta-Alanina Max Titanium

A beta-alanina Max Titanium entrega 2g de beta-alanina por dose, é isenta de glúten e sódio. A marca já foi eleita a melhor marca de suplementos nacional por quatro vezes, o que assegura a segurança e boa composição dos seus produtos.

Prós

Contras

Informações nutricionais

  • Beta-Alanina: 2,0 g por porção

8. Beta-Alanina 100% Pura Probiótica

A beta-alanina 100% Pura da Probiótica é formulada para otimizar a recuperação muscular e diminuir o estresse oxidativo, graças ao seu efeito antioxidante. Segundo os estudos científicos, esta suplementação ajuda a melhorar a resistência muscular e acelera a recuperação após exercícios intensos.

Prós

Contras

Informações nutricionais

  • Beta-Alanina: 2,0 g por porção

9. Beta-Alanina Integralmédica

A Integralmédica é reconhecida por produzir produtos de alta qualidade e com bom custo-benefício. A beta-alanina da marca tem 2 g do aminoácido por dose, não contém glúten e carboidratos.

Prós

Contras

Informações nutricionais

  • Beta-Alanina: 2,0 g por porção

O que é beta-alanina?

A beta-alanina é um aminoácido não essencial que serve para produzir carnosina, uma substância que ajuda a reduzir a fadiga muscular durante o exercício intenso. Ela pode ser encontrada em alimentos como carne vermelha e frango, além de ser usada como suplemento por atletas para melhorar o desempenho e aumentar a resistência.

Para que serve a beta-alanina?

A beta-alanina serve para aumentar os níveis de carnosina nos músculos. Ao fazer isso, a beta-alanina prolonga o tempo até a exaustão durante o treino, permitindo que os atletas se exercitem com mais intensidade por mais tempo.

Alguns estudos sugerem que a suplementação com beta-alanina pode promover o aumento da massa muscular magra e melhorar a composição corporal quando combinada com um programa de treinamento de resistência adequado.

Como a beta-alanina age no corpo?

Quando ingerida, a beta-alanina é absorvida na corrente sanguínea e transportada para os músculos, onde é convertida em carnosina. Durante atividades físicas intensas, o corpo produz mais ácido láctico, reduzindo o pH muscular. A carnosina atua como um tampão, neutralizando essa acidez e permitindo que os exercícios sejam realizados por mais tempo.

Quais são os benefícios da beta-alanina?

BeneficiosDaBetaAlanina

Os principais benefícios da beta-alanina são o atraso na fadiga muscular, melhora na performance, auxílio na hipertrofia muscular e recuperação muscular acelerada.

  1. Atraso na fadiga muscular: ao elevar os níveis de carnosina, a beta-alanina combate a acidez muscular, permitindo que os músculos se contraiam por mais tempo antes da fadiga.
  2. Melhora da performance: com o atraso da fadiga muscular, a beta-alanina contribui para a melhora da performance em atividades de alta intensidade; isso se traduz em maior resistência, mais força durante os treinos, aumento do número de repetições e séries, e melhor desempenho geral.
  3. Hipertrofia muscular: promove um ambiente muscular mais favorável ao crescimento ao retardar a fadiga, permitindo que os músculos se exercitem por mais tempo.
  4. Recuperação muscular: ao reduzir a fadiga e a acidez muscular, a beta-alanina diminui os danos musculares, promovendo uma recuperação mais rápida.

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Como e quando tomar beta-alanina?

A beta-alanina deve ser tomada de 2 a 4 vezes ao dia, em doses diárias máximas de 2 gramas. É importante haver um intervalo mínimo de 2 horas entre uma dose e outra, para evitar o efeito de parestesia (formigamento), comum em algumas pessoas.

Tome 4 cápsulas de 500 mg por dia ou dilua 0,5 grama do suplemento 4 vezes ao dia, respeitando a quantidade de água indicada pelo fabricante da marca. A beta-alanina pode ser tomada em qualquer horário do dia.

Beta-alanina causa efeitos colaterais?

O único efeito colateral associado ao uso de beta-alanina é a sensação de parestesia local, um tipo de formigamento em regiões como a pele, lábios, membros superiores ou inferiores, pescoço ou no rosto. Este efeito dura de 60 a 90 minutos após a ingestão do suplemento, mas não acontece com todo mundo.

Por que a beta-alanina dá sensação de formigamento?

A sensação de formigamento, também conhecida como parestesia, é um efeito colateral comum e inofensivo da suplementação com beta-alanina. As principais hipóteses apontam que ela está relacionada ao aumento da carnosina e ao aumento da liberação de histamina.

Qual é a diferença entre beta-alanina e BCAAs?

A beta-alanina é um aminoácido não essencial e não precisa da ajuda da alimentação para ser produzida. Já os BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada) são essenciais, ou seja, o corpo só consegue adquiri-los a partir da ingestão de alimentos específicos.

Quanto tempo demora para a beta-alanina fazer efeito?

QuantoTempoDemoraParaFazerEfeito

A beta-alanina faz efeito assim que é ingerida. O efeito agudo (sensação de aumento da força e disposição para o exercício) dura de 30 a 45 minutos após a ingestão, enquanto os efeitos crônicos (constantes) demoram de 4 a 12 semanas para serem alcançados.

Quem não pode tomar beta-alanina?

Pessoas que possuem condições médicas pré-existentes, como problemas renais ou hepáticos, devem evitar o uso de beta-alanina. Além disso, mulheres grávidas ou lactantes devem evitar a suplementação pois os efeitos a longo prazo em fetos e lactentes ainda não são conclusivos.

Pode tomar beta-alanina e creatina juntos?

Sim, é seguro tomar beta-alanina e creatina juntos. Estudos sugerem que a combinação desses dois suplementos gera benefícios sinérgicos para os praticantes de exercícios físicos e atletas.