Melhores Creatinas de 2024 [Nutri Recomenda]

MelhoresCreatinasCtaPoOuCapsula

A creatina é o suplemento mais pesquisado e utilizado no mundo fitness. Sua popularidade se deve a eficácia em melhorar a força, potência e resistência muscular, contribuindo para uma rápida recuperação e reconstrução dos músculos.

Escolher a melhor creatina envolve considerar aspectos como pureza, eficácia e a presença de selos de qualidade e certificações. Atualmente, existem várias opções de creatina no mercado brasileiro, o que gera muitas dúvidas sobre qual é a melhor escolha — por isso estamos aqui para ajudar.

A melhor creatina é aquela que apresenta alto teor de pureza, baixas concentrações de carboidratos e aprovação integral dos órgãos de fiscalização no mercado de suplementos, como a ABENUTRI.

Ficou curioso para saber qual é a melhor creatina de 2024? Reunimos as 13 melhores creatinas para comprar em 2024, analisadas e indicadas pelo nosso nutricionista.

Renato Fernandes

Publicado e revisado pelo nutricionista Renato Fernandes, CRN9/22289.
Última atualização: 01/04/2024

Metodologia para avaliação

A equipe do Saúde Pulso testa pessoalmente cada produto apresentado em avaliações e guias. Fazemos aquisições de produtos de forma anônima e contamos com um grupo de analistas independentes. Assim, conseguimos obter experiências diretas e oferecer recomendações baseadas em dados reais. Saiba mais.

Escolha do Editor

creatinamax

Creatina
Max Titanium

2ª Melhor Opção

CreatinaIntegral

Creatina
Integralmedica

3ª Melhor Opção

creatinavitafor

Creatina
Vitafor

1. Creatina Max Titanium — Melhor Creatina Geral

Na avaliação da nossa equipe, a melhor creatina é a Max Titanium.

A Max Titanium é sinônimo de qualidade, aquele tipo de marca que a galera confia de olhos fechados. A marca também tem opções de 150g e em cápsulas.

Mas afinal, por que a Max Titanium foi a melhor classificada?

Primeiro, porque eles investem pesado em tecnologia e inovação. Eles produzem uma creatina monohidratada de alta pureza – baita ponto positivo. Isso ajuda a dar aquele boost na sua força e a turbinar o seu desempenho, principalmente nos treinos.

Considerando todos os principais requisitos da nossa avaliação, a Creatina Max Titanium obteve nota máxima em todos.

> Nossa avaliação completa da creatina Max Titanium!

Prós

Contras

Marca: Max Titanium
Formato: 
Benefícios principais: Aumento de performance e recuperação muscular.

Informação nutricional

Embalagem: 300 g
Dosagem: 3 gramas ou 2 dosadores
Concentração: 3000 mg
Rendimento: 100 doses

Por que escolher a creatina da Max Titanium?

A escolha pela creatina da Max Titanium se justifica pela reputação da marca em fornecer suplementos de alta pureza. Seus rigorosos controles de qualidade garantem uma creatina com excelente solubilidade, facilitando a absorção pelo organismo. Sem dúvida, estamos falando da melhor creatina disponível no mercado brasileiro. 

A creatina Max Titanium foi aprovada pela ABENUTRI?

O Grupo Supley, dono da Max Titanium, entrou com uma ação judicial para não ter seus laudos publicados, alegando um conflito de interesses pelo atual presidente da ABENUTRI ser o dono da empresa de suplementos concorrente Black Skull.

Outras versões disponíveis:

Creatina Max
Versão 150g

CreatinaMax150g

Creatina Max
Versão em Cápsulas

CreatinaMaxCapsulas

2. Creatina Integralmedica — 2ª Melhor Creatina

Em segundo lugar, nossa análise indica a Creatina Hardcore da Integralmedica como a segunda melhor creatina. 

Ela tem várias versões, o que é um mega ponto positivo. Você pode escolher entre potes de 150g, 300g e a opção em cápsulas.

Em nossa análise, decidimos experimentar o pote de 300g. Vamos aos detalhes:

Um detalhe que chamou a atenção foi a embalagem. Ela não vem com lacre de segurança externo na tampa, o que pode ser uma preocupação. Afinal, vazamentos durante o transporte seriam um problema. A boa notícia é que o pote que compramos chegou inteirinho, sem drama. E vale dizer que, apesar de faltar um lacre externo, o lacre interno é super seguro e bem selado.

A dissolução é ótima — poucas mexidinhas com a colher e pronto, tudo dissolvido na água. Sobre cheiro ou sabor, nada a reportar, o que é ótimo.

Sua composição é excelente: 100% creatina monohidratada. Nada de aditivos, adoçantes e corantes artificiais. Veja nossa avaliação mais detalhada!

Prós

Contras

Marca: Integralmedica
Formato: Pó
Benefícios principais: Treinos mais intensos e recuperação muscular acelerada.

Informação nutricional

Embalagem: 300 g
Dosagem: 3 g ou 1 scoop
Concentração: 3000 mg
Rendimento: 100 doses

Por que escolher a creatina da Integralmédica?

A creatina da Integralmédica é recomendada por sua consolidada popularidade no mercado, refletindo a confiança dos consumidores na pureza e eficácia dos seus produtos. A marca é conhecida pela produção de suplementos com ótima solubilidade e biodisponibilidade. Na nossa análise geral (clínica e de reputação), ela é a segunda melhor creatina.

A creatina Integralmédica foi aprovada pela ABENUTRI?

O Grupo BRG, dono da Integralmédica, também entrou com uma ação judicial para não ter seus laudos divulgados. Até agora, não temos uma posição clara da empresa, mas se acredita que seja o mesmo motivo da Max Titanium.

Outras versões disponíveis:

Creatina Integralmédica
Versão 150g

CreatinaIntegralmedica150g

Creatina Integralmédica
Versão em Cápsulas

CreatinaIntegralmedicaCapsula

3. Creatina Vitafor — 3ª Melhor Creatina

No terceiro lugar da nossa análise temos uma creatina pura, acessível e super elogiada, a Creatina Monohidratada da Vitafor – a terceira melhor creatina.

A Vitafor se destaca por ter o próprio laboratório e controlar tudo, da escolha da matéria-prima até o fim da produção. Isso garante a qualidade do início ao fim do processo de produção. Não é à toa que essa creatina é super bem-avaliada pela ABENUTRI e é uma das queridinhas dos consumidores.

É puríssima, sem aditivos ou outras substâncias na fórmula, então você só leva os benefícios que a creatina tem para oferecer.

A Vitafor caprichou com essa creatina de alta qualidade e preço que cabe no bolso — o custo-benefício é demais!

Prós

Contras

Marca: Vitafor
Formato: Pó
Benefícios principais: Aumento de performance durante os treinos e aceleração na recuperação muscular.

Informação nutricional

Embalagem: 300 g
Dosagem: 3 gramas ou 1 medida
Concentração: 3000 mg
Rendimento: 100 doses

Por que escolher a creatina da Vitafor?

Optar pela creatina da Vitafor significa escolher um produto reconhecido pela sua pureza excepcional. A marca é apreciada pela alta solubilidade de seus suplementos, o que promove uma absorção mais eficiente. Uma das melhores creatinas do mercado brasileiro!

A creatina Vitafor foi aprovada pela ABENUTRI?

A creatina Vitafor foi aprovada em todos os critérios da ABENUTRI, como pureza, rotulagem e clareza nas informações nutricionais.

Outras versões disponíveis:

Creatina 
Creapure

CreatinaVitaforCreapure300g1

Creatina Monohidratada
Versão 100g

4. Creatina Soldiers — Melhor Creatina Custo-Benefício

A Creatina Soldiers está na lista de melhores creatinas do mercado devido a sua alta taxa de pureza. O produto é importado e segue as rígidas normas internacionais de qualidade e segurança. A Soldiers é a melhor creatina no quesito custo-benefício. 

A marca oferece opções de 250g, 500g e 1kg. Aqui, analisamos a versão de meio quilo, mas você pode ver as outras opções abaixo:

Outra vantagem dessa creatina é que ela não tem cheiro nem gosto estranho, o que faz a diferença. Quando experimentamos, foi como se tivéssemos bebendo água pura. Sem cheiro, sem gosto, só aquela leve consistência de creatina na água.

Na nossa avaliação geral, a creatina Soldiers obteve excelente nota na maioria dos quesitos da análise, e por isso ficou entre as 5 melhores creatinas do mercado. Também vale mencionar que a creatina da Soldiers foi aprovada pelo último relatório da ABENUTRI em todas as categorias — pureza, embalagem e rotulagem.

Prós

Contras

Marca: Soldiers
Formato: Pó
Benefícios principais: Mais força e energia nos treinos, além do custo-benefício.

Informação nutricional

Embalagem: 500 g
Dosagem: 3 g ou meia colher de chá
Concentração: 3000 mg
Rendimento: 166 doses

Por que escolher a creatina da Soldiers?

A creatina da Soldiers se destaca pela sua composição pura e por ser livre de aditivos, atendendo àqueles que buscam um suplemento eficaz com excelente solubilidade. Na nossa análise, trata-se da melhor creatina no quesito custo-benefício.

A creatina Soldiers foi aprovada pela ABENUTRI?

A creatina Soldiers foi aprovada pela ABENUTRI no quesito pureza (o mais importante de todos), mas acabou sendo reprovada em critérios como apresentação das informações nutricionais.

Outras versões disponíveis:

Creatina Soldiers
Versão 250g

CreatinaSoldiers250g

Creatina Soldiers
Versão 1Kg

CreatinaSoldiers1Kg

5. Creatina Black Skull — Melhor Creatina Para Pós-Treino

A Creatina Black Skull tem se destacado no mercado de suplementos, e não é à toa – ela é a melhor creatina para pós-treino.

Vamos ao que interessa: a força e o ganho de massa muscular. Se você busca um boost nos seus treinos, esta creatina precisa ser sua nova aliada. Além de ajudar no aumento da força, ela contribui bastante no crescimento muscular e recuperação pós-treino.

Outro ponto que chama atenção é a praticidade no consumo. A Black Skull pensou em tudo: tem maltodextrina misturada na creatina, isso significa energia extra de proteínas e carboidratos e melhor absorção.

Se você é um atleta ou alguém que leva a musculação sério, a Creatina Black Skull é uma ótima escolha. A combinação de creatina monohidratada e maltodextrina é um prato cheio para quem busca melhorar desempenho e força.

Prós

Contras

Marca: Black Skull
Formato: Pó
Benefícios principais: Mais força e melhor absorção por conta da maltodextrina.

Informação nutricional

Embalagem: 300 g
Dosagem: 6 gramas ou 1 colher de medida
Concentração: 3000 mg
Carboidratos: 3 g
Rendimento: 50 doses

Por que escolher a creatina da Black Skull?

A popularidade da Black Skull se deve à qualidade de seus produtos. Sua creatina, além de pura, inclui carboidratos que podem auxiliar na absorção da creatina, tornando-a uma opção potencialmente mais eficaz para os usuários. A Black Skull é a melhor creatina para pós-treino pela adição de carboidratos que ajudam no processo de absorção.

A creatina Black Skull foi aprovada pela ABENUTRI?

A creatina Black Skull foi aprovada em todos os critérios dos testes ABENUTRI, considerando pureza, rotulagem e informações nutricionais.

Outras versões disponíveis:

Creatina
Pura

CreatinaPuraBlackSkull

Creatina Turbo
Refil de 500g

CreatinaTurboBlackSkullRefil500g

Creator
300g

CreatinaCreatorBlackSkull

6. Creatina Probiótica — Melhor creatina para quem tem intolerâncias alimentares

O custo-benefício é um dos grandes destaques da Creatina Probiótica, mas está longe de ser a principal vantagem. Essa é a melhor creatina para quem tem intolerâncias alimentares. 

Com uma dose de 3,0 g por dia, você dá ao seu corpo aquela força extra que precisa para reduzir a fadiga e aumentar a resistência durante aqueles treinos intensos.

Quem tem restrição alimentar pode ficar tranquilo. As creatinas da marca são livres de glúten e lactose, tornando-as excelentes opções para quem tem sensibilidades ou intolerâncias.

A Probiótica usa monoidrato de creatina e dióxido de silício como antiaglomerante, mantendo a pureza do produto. Isso significa que você está consumindo um suplemento top de linha para turbinar seus treinos.

Confira também nossa avaliação completa da creatina Probiótica.

Prós

Contras

Marca: Probiótica
Formato: Pó
Benefícios principais: Ideal para quem tem restrições alimentares e excelente custo-benefício.

Informação nutricional

Embalagem: 300 g
Dosagem: 3 gramas ou 2 dosadores
Concentração: 3000 mg
Rendimento: 100 doses

Por que escolher a creatina da Probiótica?

Escolher a creatina da Probiótica é a melhor creatina para quem tem intolerâncias alimentares. A Probiótica é uma marca tradicionalmente reconhecida pela qualidade e pela pureza de seus suplementos. A alta solubilidade de sua creatina assegura uma absorção rápida e eficaz, diferencial importante para muitos usuários.

A creatina Probiótica foi aprovada pela ABENUTRI?

A Probiótica, como faz parte do Grupo Supley, também não teve seu laudo divulgado. O Grupo Supley alega conflito de interesses porque o presidente da ABENUTRI é o dono da marca de suplementos Black Skull.

Outras versões disponíveis:

Vesão
de 150g

CreatinaProbiotica150g

Versão
em Cápsulas

CreatinaProbioticaCapsulas

7. Creatina Dark Lab — Melhor Creatina Para Recuperação Muscular

Em sétimo lugar da nossa lista temos a Dark Lab, a melhor creatina para recuperação muscular. A marca disponibiliza versões em 150g, 300g, 500g e 1kg. Aqui, analisamos a versão mais popular, 300g, mas você pode conferir as outras abaixo:

O suplemento é famoso por sua alta concentração de creatina por dose — isso significa que você recebe um produto sem misturas desnecessárias.

A Creatina Dark Lab passa por testes rigorosos, assegurando que o que você consome é seguro e eficiente.

O relatório da ABENUTRI aprova o grau de pureza desta creatina sem ressalvas.

Prós

Contras

Marca: Dark Lab
Formato: Pó
Benefícios principais: Variedade de tamanhos, rápida absorção e aumento de força.

Informação nutricional

Embalagem: 300 g
Dosagem: 3 gramas ou 1 colher de chá
Concentração: 3000 mg
Rendimento: 100 doses

Por que escolher a creatina da Dark Lab?

A creatina Dark Lab é excelente pela sua pureza e solubilidade, características que a tornam uma escolha preferencial para consumidores exigentes. Analisando suas informações nutricionais, chegamos à conclusão de que esta é a melhor creatina para recuperação muscular.

A creatina Dark Lab foi aprovada pela ABENUTRI?

A creatina Dark Lab foi aprovada no critério de pureza pela ABENUTRI, mas foi reprovado nos regulamentos de rotulagem.

Outras versões disponíveis:

Versão
de 150g

CreatinaDarkLab150g

Versão 
de 500g

CreatinaDarkLab500g

Versão 
de 1Kg

CreatinaDarkLab1kg

8. Creatina Atlas — Melhor Creatina para pessoas com condições de saúde

A Creatina Atlas é uma das marcas mais indicadas para diversos perfis de consumidores, especialmente pela sua alta nota no relatório ABENUTRI. No geral, trata-se da melhor creatina com melhor avaliação geral nos órgãos reguladores.

A creatina não tem sabor, permitindo que você misture com sua bebida favorita sem alterar o gosto. Além disso, se você é diabético, hipertenso, ou tem intolerância a lactose e glúten, ela é uma opção segura.

No geral, a Creatina Atlas se destaca como uma opção de alta qualidade e acessível para quem busca melhorar a performance nos treinos. Sua formulação pura e a adaptabilidade para diferentes perfis de usuários a tornam uma escolha segura e eficaz. Se você busca uma creatina confiável e com bom custo-benefício, essa pode ser uma ótima escolha para integrar à sua rotina de treinos!

Prós

Contras

Marca: Atlas / Iridium Labs
Formato: Pó
Benefícios principais: Aprovada na ABENUTRI, alto grau de pureza, aumento de força e resistência.

Informação nutricional

Embalagem: 300 g
Dosagem: 3 gramas ou 1 dosador
Concentração: 3000 mg
Rendimento: 100 doses

Por que escolher a creatina da Atlas?

A Atlas é uma marca valorizada por sua transparência e compromisso com a pureza dos seus produtos. Sua creatina é altamente solúvel, facilitando uma rápida absorção e tornando-a uma escolha popular entre os usuários. Sem dúvida, é a melhor creatina no quesito regulação e credibilidade da marca.

A creatina Atlas foi aprovada pela ABENUTRI?

A creatina Atlas, da Iridium Labs, foi aprovada em todos os critérios estabelecidos pela ABENUTRI.

Outras versões disponíveis:

Creatina Pura
de 90g

CreatinaAtlas90g

Duas Creatinas
Pura de 90g

DuasCreatinasAtlas90g

Creatina Pura
de 150g

CreatinaAtlas150g

Versão em
Cápsulas

CreatinaAtlasCapsulas

9. Creatina Nutrify (Melhor Creatina para Veganos)

A Nutrify é a melhor creatina para veganos, mas serve também para todos os públicos.

Uma das coisas mais importantes aqui é seu grau de pureza impecável, justificado pelo seu sejo Creapure®. O que temos aqui é uma creatina monohidratada da melhor qualidade, importada da Alemanha. A creatina é totalmente vegana e livre de qualquer substância de origem animal.

Quando o assunto é dissolução, a creatina Nutrify também manda muito bem. A creatina se dissolve facilmente em líquidos, o que faz a ingestão ser bem tranquila. Você pode misturá-la com água, sucos ou até no seu shake pós-treino sem problemas.

Embora esta seja uma das creatinas mais caras do mercado, sua qualidade justifica cada centavo investido. Seja você vegano ou não, se o seu objetivo é melhorar o desempenho e ganhar massa muscular, essa creatina é uma das melhores opções disponíveis.

Prós

Contras

Marca: Nutrify
Formato: Pó
Benefícios principais: Selo Creapure, garantindo um grau de pureza incomparável.

Informação nutricional

Embalagem: 300 g
Dosagem: 3 gramas ou 1 dosador
Concentração: 3000 mg
Rendimento: 100 doses

Por que escolher a creatina da Nutrify?

A Nutrify é a melhor creatina para veganos e para quem procura um suplemento com o selo Creapure. A marca se destaca pela oferta de suplementos com ingredientes de alta pureza, e sua creatina não é exceção. A solubilidade superior do produto garante que os usuários tenham uma experiência de suplementação eficiente.

Outras versões disponíveis:

Creatina
Monohidratada

CreatinaMonohidratadaNutrify

Duas Creatinas
Monohidratada

DuasCreatinasMonohidratadaNutrify

10. Creatina Dux — Melhor Creatina para Atletas

A Creatina Dux é considerada por muitos como a melhor creatina para atletas e praticantes de musculação avançada. O produto é feito com 100% creatina monohidratada e conta com o selo Creapure®, que é uma garantia de que você está consumindo um suplemento de altíssima qualidade.

O produto é certificado pela IFS FOOD, sendo uma ótima opção para veganos. Ele também é livre de corantes, adoçantes artificiais e substâncias proibidas, como anabolizantes.

Agora vamos falar de preço: a Creatina Dux pode ser um pouco mais cara em comparação com outras marcas. Mas, considerando a qualidade do produto e a rapidez dos resultados, é uma das melhores opções.

Outro ponto de atenção é a embalagem. Apesar de ter um lacre interno firme, a ausência de um lacre externo em volta da tampa pode ser um ponto negativo para alguns consumidores, principalmente no que diz respeito à segurança durante o transporte.

Confira nosso review completo da Creatina Dux Nutrition.

Prós

Contras

Marca: Dux
Formato: Pó
Benefícios principais: Aumento de performance, recuperação muscular e altíssimo nível de pureza.

Informação nutricional

Embalagem: 300 g
Dosagem: 3 gramas ou meio dosador
Concentração: 3000 mg
Rendimento: 100 doses

Por que escolher a creatina da Dux?

A creatina Dux é conhecida pelo seu Selo Creapure, por ser a melhor creatina para atletas e pela solubilidade, o que assegura uma absorção rápida e resultados efetivos.

Outras versões disponíveis:

Versão
Monohidratada

CreatinaDuxMonohidratada

Creatina Creapure
Versão 100g

11. Creatina Growth (Melhor Creatina Popular)

Sem dúvidas a Creatina Growth é a melhor creatina popular entre os entusiastas da musculação. Este é um dos raros casos em que a opinião pública anda de mãos dadas com a opinião dos especialistas.

A Growth é uma marca conhecida pela alta pureza de sua creatina monohidratada, não à toa carrega o selo Creapure.

As avaliações dos consumidores são bastante positivas. Comentários como “Muito bom o produto. Recomendo!” e “Produto maravilhoso!” são comuns, o que reforça ainda mais a confiança do público pelo suplemento.

A creatina Growth está disponível em embalagens de 100g e 250g. Aqui, analisamos a de 250g, mas você pode conferir a outra versão abaixo:

 

Prós

Contras

Marca: Growth Supplements
Formato: Pó
Benefícios principais: Selo Creapure, garantindo altíssimo nível de pureza e eficiência.

Informação nutricional

Embalagem: 250 g
Dosagem: 3 g ou 3 colheres de café
Concentração: 3000 mg
Rendimento: 83 doses

Por que escolher a creatina da Growth?

A creatina da Growth tem o Selo Creapure e promove uma absorção eficiente. Sem dúvida, é a melhor creatina popular.

Outras versões disponíveis:

Versão Creapure
Monohidratada

CreatinaGrowthCreapure100g

Creatina
Monohidratada

CreatinaGrowthMonohidratada250g

O que é creatina?

A creatina é um composto natural encontrado no corpo humano, especialmente nos músculos e no tecido cerebral. Ela desempenha um papel essencial na produção de energia, mais especificamente na regeneração do trifosfato de adenosina (ATP), a principal fonte de energia das células.

Funções da creatina no corpo:

  • Contribui para a reserva de energia em atividades de alta intensidade
  • Auxilia na síntese de ATP, fornecendo energia rápida para contrações musculares.

Uso como suplemento:

  • Atletas profissionais e pessoas comuns usam a creatina principalmente com o objetivo de melhorar a performance em exercícios de curta duração e alta intensidade.
  • O suplemento auxilia no aumento de volume muscular, contribuindo para a hidratação das células musculares.

Ao ingerir suplementos de creatina, o consumo de água deve ser aumentado para ajudar na sua absorção e evitar possíveis desconfortos intestinais. Nesse caso, é fundamental optar por suplementos de creatina confiáveis de empresas reconhecidas no mercado a fim de garantir a eficácia e segurança do produto.

Para que serve a creatina?

A creatina serve para muitas funções fisiológicas e metabólicas, no entanto as principais são:

  • Fornecimento de Energia Muscular: Ela aumenta a disponibilidade de creatina fosfato nos músculos auxiliando na rápida regeneração de outra molécula chamada ATP (trifosfato de adenosina), que é a principal fonte de energia para contrações musculares;
  • Aumento da Força e Desempenho: Estudos mostram que a suplementação com creatina leva a melhorias significativas na força máxima e na explosão muscular, especialmente em atividades como levantamento de peso ou sprints;
  • Ganho de Massa Muscular: Algumas pesquisas indicam que a creatina também influencia no aumento da massa muscular, tanto pelo estímulo direto no crescimento das fibras musculares quanto pela melhoria da performance, que permite treinos mais intensos e produtivos.
Embora o suplemento seja mais conhecido por seus benefícios na melhoria da performance esportiva, é fundamental consultar um especialista de saúde antes de iniciar sua utilização, assegurando a adequação, segurança de uso e evitando os possíveis efeitos colaterais da creatina.

Quais são os benefícios da creatina para o corpo?

CreatinaCorpo

Os benefícios da creatina estão associados a aumentos significativos na força e estímulo a síntese proteica, processos de grande interesse para atletas e praticantes de musculação.

  • Aumento da performance: A suplementação com creatina proporciona um incremento na capacidade de produzir energia rápida, especialmente em esportes que demandam explosão, como levantamento de peso, crossfit, musculação e sprints.
  • Reconstrução muscular: Estudos apontam que a creatina estimula a reconstrução das fibras musculares, atuando como um volumizador celular e aumentando a retenção de água dentro dos músculos.
  • Aprimoramento da força: Também é importante saber que a creatina auxilia no ganho de força devido à sua influência na ressíntese de ATP, permitindo que os atletas realizem mais repetições ou usem cargas mais pesadas durante o treinamento.
  • Recuperação muscular rápida e eficaz: Além de melhorar a performance e contribuir com o aumento da massa muscular, a creatina agiliza a recuperação dos músculos após o exercício, possibilitando treinos de mais qualidade.
Os resultados de uso do suplemento variam de indivíduo para indivíduo, razão pela qual é recomendado buscar a orientação de um profissional de saúde antes de começar a suplementar com creatina.

Tipos de Creatina

Existem 3 tipos principais de creatina disponíveis para compra mercado de suplementos:

1. Creatina Monohidratada: É o tipo mais comum, e provavelmente é a mais eficaz (em termos de resultados comprovados). Vem em forma de pó, devendo ser misturada a líquidos e, de modo geral, responde bem com a maioria dos usuários (ou seja, fornece resultados positivos).

2. Creatina Micronizada: Esta versão pode ser entendida como uma forma condensada de creatina monohidratada. Tem um tempo menor de absorção, o que leva a um menor risco de retenção de água sob a superfície da pele (um efeito colateral negativo que alguns usuários de versão monohidratada relatam constantemente). É um pouco mais cara que a monohidratada, mas para muitas pessoas a diferença nos resultados entre uma e outra é praticamente imperceptível. Clique aqui e saiba mais.

3. Creatina Alcalina: A creatina alcalina gera melhor estabilidade no estômago, reduzindo a chance de desconforto e mantendo o pH normalizado. É outra forma de creatina que foi ligada a uma molécula adicional não apenas para uma absorção avançada, mas para garantir que nenhuma das moléculas seja desperdiçada e que todas sejam de fato convertidas para uso adequado após a digestão.

Para entender mais sobre a melhor creatina e verificar seus tipos e grau de pureza, um estudo analisou suplementos comercializados em Natal/RN, gerando um panorama geral sobre o tema. O estudo em questão pode ser conferido na íntegra neste link.

Em quanto tempo a creatina começa a fazer efeito?

O tempo em que a creatina demora para fazer efeito varia de acordo com o organismo de cada indivíduo e o tipo de protocolo de suplementação utilizado em cada caso. As opções de suplementação mais seguras atualmente são: 

Protocolo de Carga Rápida: A creatina é ingerida em grandes quantidades em um  período de 5 a 7 dias. A quantidade indicada é de 20g por dia, divididos em 4 porções de 5g. Os efeitos iniciais começam a ser notados dentro deste período inicial, também chamado de sobrecarga.

Protocolo de Carga Gradual: Na carga gradual, o indivíduo consome entre 3g a 5g diariamente. Nesse caso, os efeitos iniciais começam a ser notados em torno de 3 a 4 semanas, já que a saturação dos músculos com o uso da creatina acontece de forma mais lenta.

A resposta ao suplemento de creatina também depende da dieta e do nível de atividade física do usuário. A suplementação com creatina é uma das mais seguras desde que feita sem excessos e preferencialmente com a supervisão de um profissional da saúde.

A qualidade da creatina é outro fator que influencia na sua eficácia e no tempo para notar os primeiros efeitos. Então, optar por uma creatina de boa qualidade ajuda a maximizar os resultados esperados e contribui para o melhor aproveitamento possível do suplemento. 

Qual é o melhor horário para tomar creatina?

HorarioCreatina

Não existe um horário considerado o melhor para tomar creatina, uma vez que o suplemento pode ser consumido antes, durante e após os treinos. Contudo, deve-se analisar a rotina de atividade física e as necessidades individuais de cada organismo para estabelecer o melhor horário para a sua ingestão.

Há estudos que sugerem que o melhor horário para tomar creatina é antes das atividades físicas. Outras pesquisas apontam que ingerir creatina imediatamente após o treino é mais benéfico, já que este é o momento exato em que os músculos estão mais receptivos à absorção de nutrientes.

Existem ainda aqueles que defendem que a suplementação pós-treino associada a uma fonte de carboidrato melhora a absorção de creatina pelos músculos de forma mais eficaz. Outra janela frequentemente considerada é a ingestão pré-treino, pois se acredita que este momento é melhor em fornecer um aumento na disponibilidade de energia para a contração muscular durante a atividade física. 

Com tantas possibilidades de uso, a discussão sobre o assunto ainda é uma discussão aberta entre os pesquisadores e cientistas. Independente da escolha, o mais importante é manter a regularidade na suplementação de creatina, seja antes ou depois dos treinos, para obter benefícios mais completos.

Qual é a melhor creatina para iniciantes?

Para escolher a melhor creatina para iniciantes é válido considerar a qualidade e pureza do suplemento. As creatinas que vem com o selo Creapure® são frequentemente recomendadas por serem opções de alta qualidade, passando por rigorosos controles de produção. 

Se você é iniciante e pretende fazer uma suplementação correta, siga essas dicas no início da rotina de uso do produto: 

  • Foco na Qualidade: Prefira produtos que tenham certificados de pureza ou que sejam vendidos por marcas confiáveis;
  • Marca: Verifique se a marca tem boas avaliações e se outras pessoas tiveram experiências positivas;
  • Produto: Certifique-se que a creatina adquirida seja 100% monohidratada.

Iniciantes devem evitar fórmulas complexas ou produtos que prometem resultados milagrosos e extremamente rápidos. Para isso, escolha marcas renomadas e seguras, como as que foram mencionadas neste conteúdo. 

Lembre-se que a qualidade da creatina é fundamental para aprimorar os resultados no treino e na força!

Quem não pode tomar creatina?

Existem grupos de pessoas que devem evitar a suplementação com  creatina:

  • Pessoas com problemas renais: Pessoas com disfunção renal ou histórico de doença renal devem evitar a creatina devido ao aumento no trabalho dos rins para filtrar os subprodutos de sua metabolização;
  • Mulheres grávidas ou amamentando: A segurança da creatina durante a gravidez e a amamentação não está bem estabelecida. Por precaução, é recomendado não consumir o suplemento nesses períodos;
  • Pessoas que tomam vários medicamentos: Aqueles que utilizam medicações que afetam a função renal, como anti-inflamatórios não esteroidais e alguns tipos de antibióticos devem evitar a creatina;
  • Crianças: Não há evidências suficientes seguras acerca da segurança da creatina para uso em crianças e adolescentes. O uso nessa faixa etária deve ser evitado e feito apenas sob supervisão médica.

É importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar o uso do suplemento de creatina, especialmente se você pertencer a algum dos grupos mencionados anteriormente ou apresentar qualquer problema de saúde preexistente.

Creatinas mais puras, segundo a ABENUTRI

Creatina

Recentemente, a ABENUTRI (Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais) divulgou um ranking de análise avaliando todas as marcas que vendem suplementos de creatina no Brasil.

A análise dos dados faz parte do PAM (Programa de Automonitoramento ABENUTRI), que tem como objetivo orientar e informar os consumidores sobre a taxa de pureza e eficácia dos suplementos de creatina disponíveis no mercado.

O ranking ABENUTRI considera que quanto mais pura é a concentração de creatina no suplemento, maior é a nota da marca. Sendo assim, notas 5 indicam excelência em pureza. Notas abaixo de 3 revelam alta concentração de outras substâncias como carboidratos, sódio ou qualquer outro tipo de componente sobre o peso do produto.

Vale mencionar que, em 2024, algumas marcas entraram na justiça e conseguiram que os resultados dos testes não fossem divulgados para o público: Probiótica, Max Titanium e Integralmedica. Outras marcas, como a Atlhetica, foram reprovadas no PAM por apresentarem informações em desacordo no rótulo.

Analisando a taxa de pureza, segurança das informações nos rótulos e as informações nutricionais adequadas, Black Skull, Vitafor e Atlas foram as que obtiveram resultados considerados mais satisfatórios. Além dessas, creatinas da Nutrify, Growth e Dux são exemplares no quesito pureza, devido à certificação do Selo Creapure.

Isso quer dizer que elas são as mais seguras para consumo e respeitam as normas e procedimentos de fabricação. Outras marcas como a Growth e a Soldiers, apesar de terem sido aprovadas pela alta taxa de pureza, foram reprovadas por informações contidas no rótulo.

O ranking ABENUTRI pode ser conferido na íntegra neste link.

As 5 melhores creatinas

Creatina
Max Titanium

CreatinaMax300g

Creatina 
Integralmédica

CreatinaIntegralmedica300g

Creatina
Vitafor

CreatinaVitaforMonohidratada

Creatina
Soldiers

CreatinaSoldiers500g

Creatina
Black Skull

CreatinaTurboBlackSkull

Perguntas frequentes

Se você tomar creatina e não malhar os efeitos do suplemento ficarão nulos, ou seja, você vai aumentar a quantidade de creatina disponível no organismo mas não obterá benefícios como a hipertrofia e o aumento da capacidade de força nos músculos.

O relatório ABENUTRI e o Selo Creapure são referências para descobrir se a creatina de determinada marca é considerada de boa qualidade.

É um selo de patente alemã que indica que os produtos de uma marca passaram por rigorosos testes de qualidade tornando o suplemento 100% puro e livre de outros compostos.

A creatina em pó deve ser dissolvida na água, leite ou qualquer outro tipo de bebida solúvel. Já a creatina em cápsula deve ser ingerida diretamente como se fosse um comprimido.

Coloque uma pequena porção de creatina em pó num recipiente transparente e em seguida adicione duas gotas de solução de iodo diretamente no produto. Espere dois minutos. Se a creatina mudar de cor e ficar azul escura provavelmente é um produto falso, o ideal é que o suplemento permaneça incolor após a mistura do teste.