Melhores vitaminas para queda de cabelo

A queda de cabelo é um dos problemas que mais atingem a população mundial, principalmente diante do nível de estresse recorrente e da falta de vitaminas e minerais.

A equipe do Saúde Pulso separou as melhores vitaminas e minerais para que você faça a melhor suplementação.

Renato Fernandes

Publicado e revisado pelo nutricionista Renato Fernandes, CRN9/22289.
Última atualização: 31/05/2024

Metodologia para avaliação

A equipe do Saúde Pulso testa pessoalmente cada produto apresentado em avaliações e guias. Fazemos aquisições de produtos de forma anônima e contamos com um grupo de analistas independentes. Assim, conseguimos obter experiências diretas e oferecer recomendações baseadas em dados reais. Saiba mais.

Escolha
do Editor

VitaminaANowFoods

Vitamina A
Now Foods

Melhor
custo-benefício

ComplexoBBiogens

Complexo B
Biogens

3ª Melhor
Vitamina

VitaminaB9TrueSource

Vitamina B9
True Source

1. Vitamina A

A vitamina A é uma das mais indicadas para fortalecer os cabelos. Isso porque ela é uma das responsáveis pela produção de sebo a partir das glândulas sebáceas, um composto que mantém a espessuras dos fios e os mantém firmes, mesmo após atritos com a escova de pentear. Recomendamos a Vitamina A 10000 Ul Now Foods, uma das mais eficazes para este objetivo.

Prós

Contras

Informações nutricionais (1 cápsula em softgel)

  • Vitamina A: 300 mcg

Principais avaliações de usuários

Marco Antonio
Ótima
Leia mais
Vitamina ótima, laboratório top, qdo está com preço razoável, sempre procuro comprar deste laboratório!... valeu a compra!...
Josefina Marisa
Satisfeita
Leia mais
Ótimo produto, estou gostando e está me fazendo bem. Recomendo!

2. Complexo B

O uso de complexo B para queda de cabelo promove não só um como vários benefícios de uma só vez. Cada uma das 9 vitaminas do grupo tem uma função específica: biotina, riboflavina, B5 e B12, por exemplo, previnem o envelhecimento dos fios e estimulam a produção de colágeno. Ao mesmo tempo, B3 e B7 evitam a perda da coloração e aumentam a circulação ao redor do couro cabeludo. Consideramos o complexo B Metilfolato Biogens uma ótima solução para a saúde capilar.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de uma cápsula)

  • Tiamina: 2 mg
  • Riboflavina: 2,7 mg
  • Niacina: 35 mg
  • Ácido pantotênico: 5,6 mg
  • Biotina: 45 mcg
  • Vitamina B6: 6,5 mg
  • Metilfolato de cálcio: 614,86 mcg
  • Metilcobalamina: 9,9 mcg
  • Vitamina C: 90 mg
  • Zinco: 14 mg

Principais avaliações de usuários

Thayanna de Mello
Amei
Leia mais
Gostei bastante. Melhora muito minha disposição ao longo do dia.
Li
Excelente
Leia mais
O produto é excelente, não como carne há 3 anos, fiz os exames de sangue recentemente e está tudo ok, inclusive o marcador de vitamina B12 está ótimo. Recomendo.

3. Vitamina B9 (ácido fólico)

O ácido fólico está envolvido na etapa de renovação celular do couro cabeludo, fazendo com que novos fios cresçam saudáveis e elásticos, prevenindo queda acentuada. Além disso, ele previne o aparecimento precoce de fios brancos. A recomendação da nossa equipe de vitamina B9 para queda de cabelo é o True Source Metilfolato.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 250 mg ou 1 cápsula)

  • Gorduras totais: 0,2 g
  • Gorduras saturadas: 0,2 g
  • Ácido fólico: 400 mcg

Principais avaliações de usuários

Ana Cristina
Vitamina B9
Leia mais
Excelente produto.

4. Vitamina C

A vitamina C previne a queda de cabelo pois aumenta a produção de colágeno e queratina, duas proteínas essenciais para a saúde dos fios. Nossa escolha de vitamina C para evitar a queda é a vitamina C Aceviton.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 2 comprimido)

  • Calorias: 0
  • Ácido ascórbico: 500 mg

Principais avaliações de usuários

Karen
Valeu a pena
Leia mais
Sempre uso dessa vitamina, além da entrega rápida o preço valeu super a pena.
Lucy
Bom
Leia mais
O gosto é ótimo, meus irmãos pequenos tbm gostaram muito.

5. Vitamina D

A vitamina D é importante para o crescimento e renovação dos fios, agindo como um estímulo para os folículos capilares, pequenos poros por onde os cabelos novos nascem. Indicamos a vitamina D3 Vitafor para prevenir quedas acentuadas de cabelo a longo prazo.

Prós

Contras

Informações nutricionais (Porção de 0,5 gramas ou 1 cápsula)

  • Valor energético: 2 kcal
  • Gorduras Totais: 0,5 g
  • Gorduras Saturadas: 0,5 g
  • Vitamina D: 50 mcg

Principais avaliações de usuários

Carla
Boa
Leia mais
Comprei para meu marido e ele gostou muito sentiu diferença no uso,mais disposição e alívio de caimbra que ele sentia com frequência.
Ana Carolina
Produto excelente.
Leia mais
Produto excelente para suplementação conforme orientação médica/nutricional.

6. Vitamina E

A vitamina E previne a quebra dos fios e os mantém hidratados, reduzindo as pontas duplas e a secura excessiva. Suas propriedades antioxidantes também mantém as células do couro cabeludo fortes e livres dos radicais livres. Nossa indicação para vitamina E para o cabelo é a Vitamina E Catarinense.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 1 cápsula)

  • Calorias: 0
  • Vitamina E: 268 mg

7. Ferro

Um dos principais sinais da deficiência de ferro é a queda de cabelo. A anemia provocada pela sua deficiência reduz a quantidade de oxigênio na região do couro cabeludo. Para quem precisa frear a queda de cabelo indicamos o Ferro quelato Bisglicinato Lauton Nutrition.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 0,5 grama ou 1 comprimido)

  • Ferro: 34 mg

Principais avaliações de usuários

Danielle
Bom resultado
Leia mais
Ótimo produto, já percebi belos resultados, não fico mais fraca e meu cabelo não cai mais.
Sidney Magno
Eficiente
Leia mais
Minha esposa estava com queda de cabelo q certamente foi causada pela falta de ferritina. Tomou por conta própria e melhorou 80%. Comprarei mais...

8. Zinco

A produção de queratina e a formação do folículo piloso precisam da presença de zinco, caso contrário a saúde dos cabelos, pele e unhas fica totalmente comprometida. Consideramos o bisglicinato de zinco da Nutrify uma das melhores opções para evitar a queda de cabelo em homens e mulheres.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 0,56 g ou 1 cápsula)

  • Zinco: 30 mg
  • Glicina: 66 mg

Principais avaliações de usuários

Lisa F.
Suplementar
Leia mais
Maravilhoso pra suplementar.
Edi Mello
Bom
Leia mais
Já uso a um tempo, gosto dos produtos dessa marca.

9. Ômega-3

Além dos seus benefícios mais conhecidos, o ômega-3 também é uma opção para proteger a raiz e manter a hidratação do couro cabeludo. m ômega-3 de alta qualidade é o Ômega-3 da Vitafor, que possui vitamina E na sua formulação.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 4,5 gramas ou 3 cápsulas)

  • Valor energético: 20 kcal
  • Proteínas: 0,6 g
  • Gorduras totais: 3 g
  • Gorduras saturadas: 0,8 g
  • Gorduras monoinsaturadas: 0,4 g
  • Gorduras poli-insaturadas: 1,8 g
  • Ômega-3: 900 mg
  • EPA: 540 mg
  • DHA: 360 mg
  • Vitamina E: 10 mg

Principais avaliações de usuários

Malu
Recomendado por médico.
Leia mais
Não tem gosto residual de peixe. Muito bom.
Maristela R.
Excelente
Leia mais
Pense numa qualidade! Melhor significativamente as dores nas minha articulações e melhorou também meu intestino.

10. Selênio

Fechando nossa lista de melhores vitaminas para queda de cabelo temos o selênio. Este mineral é importante para evitar o surgimento de fios brancos e por aumentar a oferta de nutrientes e outras vitaminas nas fibras capilares. O Vitaminlife Selenium 200 Mcg é um dos mais indicados para frear a queda de cabelo; por isso, é uma das nossas recomendações.

Prós

Contras

Informações nutricionais (porção de 0,25 gramas ou 1 cápsula)

  • Selênio: 200 mcg

As vitaminas podem evitar queda de cabelo?

As vitaminas são fundamentais para manter a saúde dos cabelos, evitando quedas e promovendo um crescimento adequado. Deficiências vitamínicas são uma das principais causas de alopecia nas mulheres e estão relacionadas a casos de calvície precoce em homens.

Contudo, qualquer episódio recorrente de queda de cabelo deve ser analisado cuidadosamente, uma vez que as causas principais do problema podem ser outras. Nesse sentido, a realização de exames de dosagem sérica e a anamnese alimentar são extremamente importantes.

Os suplementos de vitaminas para queda de cabelo devem ser usados como um complemento, mas não substituem uma alimentação equilibrada e diversificada. As vitaminas que agem no couro cabeludo e nos folículos capilares não agem sozinhas, então é necessário que a ingestão de todas elas esteja alinhada.

Como as vitaminas ajudam a prevenir a queda de cabelo?

Após a sua ingestão por meio dos alimentos e suplementos, as vitaminas chegam no estômago e intestinos, onde enzimas e sucos digestivos as quebram em partículas menores.

Em seguida, cada partícula é absorvida pelas células da mucosa intestinal e levada até a corrente sanguínea. Circulando pelo sangue, a vitamina é distribuída para várias partes do corpo.

Quando chega ao couro cabeludo, a vitamina penetra nos folículos capilares. Quando isso acontece, a vitamina nutre as células, promovendo o crescimento e a saúde do cabelo. Esse processo é contínuo e depende da ingestão regular de nutrientes para manter a saúde capilar.

Porém, se a ingestão de vitaminas for insuficiente ou não conseguir chegar até os queratinócitos, a queda de fios começa a acontecer, pois a má nutrição e absorção compromete a preservação e manutenção das fibras capilares.

Leia também:

Quais alimentos são ricos em vitaminas que fortalecem o cabelo?

Os alimentos ricos em vitaminas que fortalecem o cabelo são:

1. Vitamina A

Cenoura, ovo, leite e derivados, fígado bovino, batata-doce, abóbora, couve, espinafre, brócolis, acelga, manga, mamão, caju, salsinha.

2. Complexo B

Carne vermelha, leite, ovos, fígado e vísceras, gérmen de trigo, peixes, banana-verde, biomassa de banana, abacate, cogumelo, amendoim, melão, sementes de abóbora.

3. Vitamina B9 (ácido fólico)

Espinafre, tofu, abacate, feijão, kiwi, laranja, farinha de trigo enriquecida, suco de tomate, arroz branco, couve de Bruxelas, ervilha, carne vermelha, fígado de frango e fígado bovino.

4. Vitamina C

Laranja, limão, abacaxi, pitanga, acerola, mamão, poncã, brócolis, tomate, goiaba, morango, pimentão amarelo, repolho roxo, batata-doce cozida.

5. Vitamina D

Luz solar, salmão, atum enlatado, sardinha, ovos, leite fortificado, cogumelos, queijos, fígado bovino, cereais integrais, suco de laranja, tilápia, óleo de fígado de bacalhau.

6. Vitamina E

Amêndoas, sementes de girassol, abacate, espinafre, avelã, azeite de oliva, amendoim, manteiga, manga, brócolis, vegetais verde-escuros, gema do ovo, fígado.

7. Ferro

Carne vermelha, peixes, ave, fígado bovino, feijão, lentilhas, carne moída, espirulina, semente de abóbora torrada, cacau em pó, grão-de-bico, pão de cevada, ora-pro-nóbis, pistache.

8. Zinco

Ostras, carne de peru, sementes de abóbora, carne bovina, lentilhas, amêndoas, sementes de gergelim, queijo cheddar, iogurte, cogumelos, gérmen de trigo, nozes, feijão cozido.

9. Ômega-3

Salmão, sardinha, linhaça, atum, nozes, chia, arenque, óleo de canola, óleo de linhaça, ostras, sementes de chia.

10. Selênio

Castanha-do-Brasil, sementes de girassol, sardinha, salmão, aveia, arroz integral, carne de peru, atum enlatado, farinha de trigo integral, feijão-preto.

A suplementação de vitaminas é eficaz em prevenir a queda de cabelo?

Sim, em casos cuja saúde dos fios encontra-se debilitada e as quedas são grandes, as vitaminas podem ser usadas para fortalecer os cabelos e prevenir a queda. No entanto, se a causa principal não for deficiência vitamínica, a suplementação trará outros benefícios, mas não irá tratar o problema.

Neste caso é importante realizar exames de dosagem de vitaminas pelo menos uma vez por ano e manter o médico bem informado sobre as demais alterações que podem estar acontecendo no corpo.

É importante saber que o uso de vitaminas para queda de cabelo deve ser feito por pelo menos 90 dias seguidos para um resultado eficaz e satisfatório. Além disso, é importante cuidar da alimentação e evitar alimentos inflamatórios ou remosos.

Leia também:

Existem efeitos colaterais ao tomar suplementos vitamínicos para o cabelo?

Quando feita sem orientação médica e nutricional, a suplementação de vitaminas para o cabelo pode ser prejudicial, principalmente quando feita em abundância. O excesso de vitaminas no corpo causa hipervitaminose, uma condição que favorece a toxicidade e alterações hepáticas.

Embora seja grave, a hipervitaminose é uma condição rara e pode ser detectada precocemente por meio de sintomas leves como dores de cabeça, náuseas, adormecimento nas mãos e braços e sensação de cansaço. Entretanto, todas as nossas recomendações são marcas seguras e respeitam os limites toleráveis máximos (Ul) preconizados pelas organizações de saúde ao redor do mundo.

Referências bibliográficas