Conhecida pelo seu papel na coagulação sanguínea, a vitamina K2 é encontrada, principalmente, em vegetais folhosos verde-escuros, como brócolis, espinafre e rúcula e é sintetizada pelas bactérias presentes no intestino.
Para melhor auxiliar as pessoas que precisam suplementar essa vitamina, o nutricionista do Saúde Pulso separou as melhores opções disponíveis no mercado. Confira todas elas a seguir!
Publicado e revisado pelo nutricionista Renato Fernandes, CRN9/22289.
Última atualização: 28/05/2024
- 17 Vitaminas testadas
- Revisão de literatura científica
- Baseado no relatório ABENUTRI
Metodologia para avaliação
A equipe do Saúde Pulso testa pessoalmente cada produto apresentado em avaliações e guias. Fazemos aquisições de produtos de forma anônima e contamos com um grupo de analistas independentes. Assim, conseguimos obter experiências diretas e oferecer recomendações baseadas em dados reais. Saiba mais.
1. Floral Ervas do Brasil
O suplemento apresentado pela Floral Ervas do Brasil auxilia na manutenção dos ossos e é formado por Menaquinona 7. Foi desenvolvida para oferecer ao organismo quantidades adequadas de Vitamina K2, buscando satisfazer as necessidades diárias.
Prós
- Bom custo-benefício
- Registrado na Anvisa
- Não contém glúten
Contras
- Duas cápsulas por dose
Informações nutricionais
- Vitamina k: 149 mcg
Principais avaliações de usuários
Outras versões disponíveis:
2. Nutrends Revigoran (D3 + K2)
A Nutrends entrega um suplemento que utiliza vitamina K2 e D3 em sua formulação, que auxilia na formação de ossos e dentes e na coagulação do sangue.
Prós
- Uma cápsula por dia
- Vitamina K e D
Contras
- Produto alergênico
Informações nutricionais
- Vitamina D3: 50 mcg
- Vitamina K2: 149 mcg
Principais avaliações de usuários
3. Biogens
Formulado com azeite de oliva, usando matéria-prima importada, em cápsulas gelatinosas, o suplemento entrega a combinação de vitamina D e K2. A Vitamina D3 e K2 são lipossolúveis, ou seja, tem sua absorção potencializada quando em juntas de uma fonte de gordura, e aqui entra a função do azeite de oliva.
Prós
- Contém azeite de oliva
- Vitamina D e K2
- Cápsulas gelatinosas
Contras
- Produto alergênico
Informações nutricionais
- Vitamina K: 100 mcg
- Vitamina D: 2000UI
Principais avaliações de usuários
Outras versões disponíveis:
4. Lauton
A Lauton é uma marca que vem se destacando por não realizar testes em animais. Seu suplemento de vitamina K segue os mesmos padrões dos outros produtos da marca, sendo também livre de glúten, de lactose, de açúcar e de soja.
Prós
- 100% vegano
- Zero substâncias tóxicas
- Sem testes em animais
Contras
- Preço mais alto
Informações nutricionais
- Vitamina K2: 100 mcg
Principais avaliações de usuários
5. Now Foods
Com uma fórmula biologicamente ativa, a Now Foods, uma das marcas líderes mundiais em suplementos, entrega um produto limpo, sem uso de aditivos.
Prós
- Marca reconhecida
- Biologicamente ativo
- Zero corantes artificiais
Contras
- Rótulo apenas em inglês
- Valor mais alto
Informações nutricionais
- Vitamina K2: 100 mcg
Principais avaliações de usuários
Outras versões disponíveis:
6. Unilife
Com uma nova fórmula, a Unilife apresenta um suplemento de vitamina K2 em cápsulas veganas, desenvolvido por especialistas que garantem a entrega de um produto clean label, garantindo uma pronta eficiência da vitamina K2.
Prós
- Cápsulas veganas
- Produto clean label
Contras
- Valor mais alto
Informação nutricional
- Vitamina K2: 130 mcg
Principais avaliações de usuários
7. Puro Nutrition
Fórmula que combina vitamina D3 com vitamina K2, o suplemento da Puro Nutrition possui um bom custo-benefício. Não contém glúten, lactose, açúcar ou produtos transgênicos.
Prós
- Zero glúten
- Fácil digestão
- Livre de produtos OGM
Contras
- Produto alergênico
Informações nutricionais
- Vitamina D: 50 mcg
- Vitamina K: 100 mcg
Principais avaliações de usuários
8. ApisNutri
A vitamina K2 da ApisNutri possui selo de certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), MAPA e FDA. A fórmula é composta por Menaquinona-7, além de lubrificante talco e antiumectantes estearato de magnésio e dióxido de silício.
Prós
- Bom custo-benefício
- Selo Anvisa, Mapa e FDA
Contras
- Substâncias alergênicas
Principais avaliações de usuários
9. Vitgold
O produto da Vitgold é importado dos Estados Unidos e apresenta uma formulação que combina vitamina D e vitamina K2. Por ser um produto importado, seu valor é mais alto que os demais concorrentes, mas, a seu favor, há uma composição limpa, que entrega produtos de boa qualidade.
Prós
- Produto importado
- Vitaminas D e K2
- Fácil digestão
Contras
- Valor mais alto
Informação nutricional
- Vitamina K2: 60 mcg
- Vitamina D3: 2000UI
Principais avaliações de usuários
10. NutriOne
É uma vitamina K2 MK 7 pura, que auxilia na coagulação do sangue e na manutenção dos ossos, proporcionando absorção até 10 vezes mais rápida que a Vitamina K1. A marca garante que obedece todas as normas de fabricação e qualidade da Anvisa.
Prós
- 130 mcg de vitamina k2
- Selo da Anvisa
Contras
- Valor mais alto
Informações nutricionais
- Vitamina k2: 130 mcg
Principais avaliações de usuários
O que vitamina K2?
A vitamina K2 faz parte do grupo de vitaminas K que são necessárias para a modificação de certas proteínas e importantes para a coagulação sanguínea. A K2, também chamada de menaquinona, é produzida por bactérias nos intestinos e sua deficiência é muito rara. Ocorre apenas nos casos em que o intestino esteja prejudicado ou incapaz de absorver a molécula.
Para que serve a vitamina K2?
A principal função da vitamina K2 é a produção de proteínas no corpo humano necessárias para a coagulação do sangue, como a protrombina, que é responsável por sustar um sangramento, ao coagular o líquido no local do ferimento, o transformando num estado sólido e impedindo a hemorragia.
Quais são os benefícios da vitamina K2?
Os principais benefícios da vitamina K2 são para a saúde óssea, saúde cardiovascular, saúde dental, saúde metabólica, e saúde cerebral.
- Saúde óssea: a vitamina K2 atua como um ativador de proteínas que ajudam a regular a mineralização óssea, o que é essencial para manter a densidade óssea e prevenir a osteoporose.
- Saúde cardiovascular: a K2 desempenha um papel na prevenção da calcificação das artérias, ajudando a manter a saúde cardiovascular. Isso pode reduzir o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
- Saúde dental: a vitamina K2 ajuda a prevenir cáries dentárias e a promover a saúde dos dentes, trabalhando em conjunto com outros nutrientes para fortalecer o esmalte dentário.
- Saúde metabólica: a vitamina tem um papel na regulação da glicose no sangue e na sensibilidade à insulina, o que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
- Saúde cerebral: algumas pesquisas sugerem que a vitamina K2 pode desempenhar um papel na saúde cerebral, ajudando a proteger contra o acúmulo de placas beta-amiloide, associadas à doença de Alzheimer.
Leia também:
Quais são os alimentos ricos em vitamina K2?
Os principais alimentos ricos em K2 são Natto, Queijos fermentados, Gema de ovo, Fígado, Manteiga, Carnes, Óleo de fígado de bacalhau e Fermentados.
- Natto: é uma fonte rica de vitamina K2, especialmente na forma de menaquinona-7 (MK-7), que é considerada a forma mais biodisponível e eficaz de vitamina K2. O natto é um prato japonês feito de soja fermentada.
- Queijos fermentados: alguns queijos fermentados, como queijo Gouda, queijo Brie, queijo Edam e queijo Cheddar, contém quantidades significativas de vitamina K2.
- Gema de ovo: A gema de ovo é outra fonte de vitamina K2, além de ser rica em diversos outros nutrientes.
- Fígado: o fígado, especialmente o fígado de animais alimentados com pasto, é uma boa fonte de vitamina K2, além de ser uma fonte rica em muitos outros nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, vitamina A, ferro e cobre.
- Manteiga: manteiga de animais alimentados com pasto pode conter quantidades significativas de vitamina K2.
- Carnes: carnes, especialmente carnes de animais alimentados com pasto, podem conter pequenas quantidades de vitamina K2.
- Óleo de fígado de bacalhau: este óleo é uma fonte de vitamina K2, além de ser rico em ácidos graxos ômega-3 e vitamina D.
- Fermentados: alimentos fermentados, como chucrute e kimchi, podem conter pequenas quantidades de vitamina K2.
Qual é a diferença entre as vitaminas K1, K2 e K3?
As vitaminas K1 e K2 são as principais formas e apresentam funções e fontes diferentes. Apesar de serem lipossolúveis, a forma mais abundante é a K1, que é encontrada em alguns vegetais e em óleos. Já a vitamina K2 é sintetizada por meio de bactérias e pode ser encontrada principalmente em alguns alimentos fermentados e em certos alimentos de origem animal.
A vitamina K1 tem como principal função participação no processo de coagulação sanguínea. Já a K2 participa do metabolismo do cálcio, embora também participe do processo de coagulação.
Já a vitamina K3 é a forma sintética, apresentada na forma de suplementos.
Quanto de vitamina K2 devo tomar por dia?
O ideal é o consumo de 90 mcg/dia para mulheres e 120 mcg/dia para homens acima de 19 anos de idade.
Leia também:
O que a deficiência de vitamina K2 pode causar?
A deficiência de vitamina K2 pode ter várias consequências negativas para a saúde, incluindo:
- Problemas ósseos: uma deficiência de vitamina K2 pode levar a uma diminuição da densidade mineral óssea e aumentar o risco de osteoporose e fraturas ósseas.
- Risco cardiovascular aumentado: a deficiência de vitamina K2 pode contribuir para o acúmulo de cálcio nas artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e doença cardíaca coronária.
- Dentes fracos: problemas dentários, como cáries e enfraquecimento dos dentes, podem ser agravados por conta da deficiência de vitamina K2.
- Possível impacto na saúde metabólica: agumas pesquisas sugerem que a vitamina K2 pode desempenhar um papel na regulação da glicose no sangue e na sensibilidade à insulina. Uma deficiência de vitamina K2 pode estar associada a um maior risco de desenvolvimento de resistência à insulina e diabetes tipo 2, embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente essa relação.
- Outros problemas de saúde: além dos efeitos mencionados acima, a deficiência de vitamina K2 também pode estar associada a outros problemas de saúde, como aumento do risco de câncer, distúrbios neurodegenerativos e problemas de saúde mental, embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente essas relações.
Qual é o melhor horário para tomar vitamina K2?
As vitaminas da família K, que precisam de gordura para serem melhor absorvidas, devem ser consumidas não no café da manhã, mas sim no almoço, refeição mais substancial do dia.
A vitamina K2 tem efeitos colaterais?
Se ingeridas na dosagem correta, não, não causam efeitos colaterais. Porém, quando há exagero, grandes doses da vitamina K2 podem causar anemia hemolítica e icterícia em bebês.