A vitamina K2 ou menaquinona como também pode ser chamada, é produzida naturalmente no trato gastrointestinal, por bactérias presentes na microbiota. Os suplementos de vitamina K2 são encontrados em cápsulas ou comprimidos.
Os suplementos são indicados quando existe deficiência de vitamina K, o que, embora raro, pode surgir em pessoas veganas e vegetarianas, que se submeteram a cirurgia bariátrica recente, em pacientes com má absorção intestinal e em recém-nascidos. O exame para verificar os níveis de K2 no corpo chama-se dosagem de menaquinona ou vitamina K.
Pontos Principais
- A vitamina K2 faz parte das vitaminas do complexo K, sendo a mais absorvida pelo organismo e tendo uma vida mais longa que as demais;
- Sua importância é tão grande que ela precisa ser injetada em recém-nascidos nas primeiras seis horas após o parto;
- A deficiência de vitamina K2 é mais comum em crianças e idosos, mas pode ocorrer em adultos que passaram por cirurgias complexas ou ficaram internados por muito tempo.
O que é vitamina K2?
Vitamina K2 é uma das 3 formas de vitamina K que existem. É considerada a mais importante, por conseguir ser absorvida mais facilmente e tem um tempo de vida maior, quando comparada à vitamina K1 e vitamina K3.
Na prática clínica, os suplementos de vitamina K2 são prescritos para recém-nascidos (que devem receber doses injetáveis em até 6 horas após o nascimento), idosos que têm problemas de coagulação sanguínea ou fazem uso contínuo de varfarina (um anticoagulante), pacientes em recuperação de cirurgia bariátrica ou pessoas com deficiência de vitamina K.
Também é comum encontrar suplementos de vitamina K2 que possuem outras vitaminas como a vitamina D e cálcio na fórmula, já que eles exercem funções parecidas e participam de várias reações em conjunto.
Para que serve a vitamina K2?
A vitamina K2 serve para impedir sangramentos internos ou evitar a coagulação do sangue, reduzindo o risco de trombose e aterosclerose. Ela também equilibra os níveis de cálcio, evitando a calcificação nas paredes das artérias e veias.
No funcionamento hepático, a vitamina K2 promove a saúde dos hepatócitos e impede o avanço de doenças como fibrose cística, colangite e a atresia biliar. Já no trato gastrointestinal, a deficiência de vitamina K aumenta as chances de disbiose, má absorção de gorduras, síndrome do intestino irritável e doença celíaca, sendo a suplementação uma aliada.
Com relação ao sistema ósseo e muscular, as cápsulas de K2 auxiliam no aumento da densidade mineral óssea e participam da produção das fibras de colágeno, preservando a integridade dos músculos, tendões e as articulações.
Quais são os benefícios da vitamina K2?
Os principais benefícios da vitamina K2 são a prevenção de sangramentos e hemorragias internas; o fortalecimento da saúde óssea, evita a formação de trombose e coágulos no sangue, diminui o risco de doenças cardiovasculares, impede a hiperglicemia em pacientes diabéticos, possui efeito anticancerígeno, melhora a saúde do fígado, estimula as funções cognitivas, previne varizes e hemorróidas e contribui para o aumento da imunidade.
1. Previne sangramentos e hemorragias internas
Este é o principal benefício atribuído à vitamina K2. Sua principal função é auxiliar na síntese de proteínas que impedem sangramentos e o estancamento de ferimentos e cortes, chamados fatores de coagulação.
2. Fortalece a saúde dos ossos
A vitamina K2 está envolvida na produção da osteocalcina, proteína responsável por ligar o cálcio à matriz óssea, fortalecendo, assim, a saúde dos ossos. Pessoas com deficiência de vitamina K2 têm maiores chances de fraturas e lesões esqueléticas.
3. Evita a formação de trombose e coágulos no sangue
As enzimas e proteínas envolvidas no processo de coagulação dependem da existência da vitamina K para poderem trabalhar corretamente. Na falta de K2 suficiente, o risco de formação de coágulos e trombos aumenta, prejudicando a saúde vascular.
4. Diminui o risco de doenças cardiovasculares
O uso adequado de vitamina K2 impede o acúmulo de cálcio nas artérias e veias, fazendo com que eles sejam absorvidos nos ossos e não no sangue. Isso impede possíveis AVCs isquêmicos ou hemorrágicos, fortalecendo o bombeamento de sangue no coração.
5. Impede a hiperglicemia em pacientes diabéticos
Estudos indicam que a suplementação com vitamina K2 consegue reduzir a glicose sanguínea de pacientes diabéticos tipo 2 gradualmente. Além disso, o risco de calcificação vascular em pacientes diabéticos que usam vitamina K2 é quatro vezes menor quando comparado aqueles que não usam o suplemento.
6. Tem um efeito anticancerígeno
A vitamina K2 pode induzir a apoptose (destruição) de células cancerígenas. Este efeito é importante por reduzir a propagação de células malignas na prevenção ou durante o tratamento do câncer.
7. Melhora a saúde do fígado
Os fatores de coagulação que evitam trombose e coágulos no sangue são produzidos no fígado. Níveis adequados de vitamina K2 conseguem fortalecer as funções desse órgão e promover a regeneração dos hepatócitos.
8. Estimula as funções cognitivas
Um dos benefícios mais recentes descobertos sobre a vitamina K2 é a preservação estrutural do cérebro e o equilíbrio de mecanismos que favorecem as funções cognitivas (concentração, memória e raciocínio lógico).
9. Previne varizes e hemorroidas
A dosagem suficiente de vitamina K2 no sangue fortalece a circulação sanguínea em todo o corpo, prevenindo a formação de varizes e hemorroidas, conforme este estudo publicado pelo Journal of Vascular Research.
10. Contribui para o aumento da imunidade
A associação entre vitamina K2 e vitamina D3 aumenta a capacidade anti-inflamatória no corpo, prevenindo doenças e aumentando a capacidade de defesa contra toxinas e citocinas.
Quais são os alimentos ricos em vitamina K2?
Os alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina K2, mas ela também pode ser encontrada em vegetais de folhas verde-escuras. Os destaques são:
- Gema do ovo
- Fígado bovino e de frango
- Coalhada
- Queijos
- Natô
- Leites fermentados
- Espinafre
- Couve
- Brócolis
- Repolho
- Acelga
- Alface
Qual é a diferença entre vitamina K1, K2 e vitamina K3?
A principal diferença entre as vitaminas K1, K2 e K3 é onde elas podem ser encontradas. A vitamina K1 está mais presente em alimentos de origem animal, como os vegetais verde-escuros e tem maior participação no processo de coagulação sanguínea.
Já a vitamina K2 é encontrada em maior quantidade nos alimentos de origem animal, produzida em pouca quantidade pelas bactérias do intestino e embora também contribua para a coagulação do sangue, tem um papel mais relevante na prevenção da calcificação nas artérias e veias. Entre os 3 tipos é a vitamina K que possui maior biodisponibilidade.
Por fim, a vitamina K3 não pode ser encontrada em nenhum alimento, por ser a forma sintética deste micronutriente, produzida em laboratório e estando presente nos suplementos alimentares.
Quanto de vitamina K2 devo tomar por dia?
Mulheres adultas devem tomar pelo menos 90 mcg de vitamina K por dia, enquanto os homens, 120 mcg/dia. Esta dosagem pode ser feita por qualquer um dos três tipos de vitamina K, mas aconselha-se dar preferência para a vitamina K2 pelo fato de ser absorvida em maiores quantidades no trato gastrointestinal.
A recomendação de vitamina K para outras idades e etapas da vida são:
- 0 a 6 meses: 2 mcg/dia
- 7 a 12 meses: 2 mcg/dia
- 1 a 3 anos: 30 mcg/dia
- 4 a 8 anos: 55 mcg/dia
- 9 a 13 anos: 60 mcg/dia
- 14 a 18 anos: 75 mcg/dia
- Homens acima de 19 anos: 120 mcg/dia
- Mulheres acima de 19 anos: 90 mcg/dia
- Gestantes e lactantes: 90 mcg/dia
O que a deficiência de vitamina K2 pode causar?
A deficiência de vitamina K2 em estágio avançado pode causar:
- Hemorragias internas sem motivo aparente no nariz, gengiva e garganta;
- Melena (sangue nas fezes);
- Hematúria (sangue na urina);
- Sangramentos intensos em ferimentos pequenos;
- Dificuldade para estancar o sangue de machucados e lesões como cortes;
- Enfraquecimento dos ossos.
Embora a deficiência de vitamina K seja um acontecimento raro, ela deve ser tratada imediatamente assim que constatada. Níveis de vitamina K abaixo de 130 pg/ml no exame de sangue indicam deficiência.
Qual é o melhor horário para tomar vitamina K2?
A vitamina K2 pode ser consumida em qualquer horário. No entanto, é importante que o uso seja feito junto de alguma refeição que tenha fonte de gordura como o almoço ou jantar, afinal, esta é uma vitamina lipossolúvel, que depende da presença de gordura para ser absorvida.
A vitamina K2 tem efeitos colaterais?
Os efeitos colaterais da vitamina K2 só aparecem quando o uso é feito em quantidades excessivas e são relativamente raros. O limite de uso diário é de 150 mcg. Valores acima disso aumentam o risco de:
- Trombose
- Coágulos
- Calcificação dos vasos sanguíneos
- Insuficiência hepática
- Risco de hemorragia
- Anemia hemolítica
- Diarreia, náuseas e vômitos
- Redução da eficácia de medicamentos como antibióticos e varfarina
Mitos e verdades sobre a vitamina K2
1. Vitamina K2 engrossa o sangue. Mito.
A vitamina K2 não engrossa o sangue, o que ela faz é impedir a formação de coágulos na corrente sanguínea. Os coágulos só devem ser formados em casos de cortes ou ferimentos e seu excesso aumenta o risco de trombose.
2. Bebês recém-nascidos que tomaram injeção de vitamina K2 após o nascimento têm mais risco de desenvolver problemas sanguíneos. Mito.
Na verdade, este acontecimento é mais frequente em bebês que não receberam a injeção de vitamina K no pós-parto.
3. Vitamina K2 é boa para o coração. Verdade.
A vitamina K2 evita o acúmulo de cálcio nas artérias e veias próximas ao coração, reduzindo o risco de infarto, AVC e aterosclerose (entupimento).
4. Vitamina K2 faz mal para o fígado. Mito.
A vitamina K2 não usada pelo corpo fica armazenada no tecido adiposo e não no fígado. A única maneira dela causar problemas neste órgão é ingerindo doses cavalares por muito tempo.
5. Gorduras aumentam a absorção de vitamina K2. Verdade.
Por ser lipossolúvel, a vitamina K2 depende de gordura para ser absorvida corretamente.
6. Café prejudica a absorção de vitamina K2. Verdade.
A cafeína compete com a vitamina K2 nas vias de absorção intestinal, então é melhor tomar esses suplementos em horários diferentes.
Leia também:
>Tudo que você precisa saber sobre creatina.
>Tudo que você precisa saber sobre Whey Protein.
>Tudo que você precisa saber sobre Pré-Treino.
>Tudo que você precisa saber sobre Termogênicos.
>Tudo que você precisa saber sobre BCAAs.
>Tudo que você precisa saber sobre Glutamina.
>Tudo que você precisa saber sobre beta-alanina.
>Tudo que você precisa saber sobre albumina.
>Tudo que você precisa saber sobre Ômega-3.
>Tudo que você precisa saber sobre L-carnitina.
>Tudo que você precisa saber sobre Cafeína.
>Tudo que você precisa saber sobre Maltodextrina.
>Tudo que você precisa saber sobre Maca Peruana.
>Tudo que você precisa saber sobre ZMA.
>Tudo que você precisa saber sobre Colágeno.
>Tudo que você precisa saber sobre Hipercalórico.
>Tudo que você precisa saber sobre Vasodilatador.
>Tudo que você precisa saber sobre vitaminas.
>Tudo que você precisa saber sobre a vitamina B12.
>Tudo que você precisa saber sobre a vitamina D.
>Tudo que você precisa saber sobre a Biotina.
>Tudo que você precisa saber sobre a vitamina C.